Na próxima quarta-feira, dia 8 de Dezembro, o espaço POGO, em Lisboa, acolhe a última de duas actuações da compositora e artista sonora Kaffe Mathews em Portugal, cinco dias depois de se ter apresentado no MUDAS, na Calheta, a propósito da edição de 2021 do festival Madeiradig. Este espectáculo servirá para mostrar a peça sonora Moments of Toad.
De Essex, Inglaterra, mas radicada em Berlim, Alemanha, Matthews é uma avançada pensadora musical que usa espaço, dados e uma panóplia de objectos invulgares como ferramentas para as suas premiadas composições electroacústicas. A experiência física, tanto para o ouvinte como para o criador, assume um papel fundamental na sua arte, tendo concebido interfaces únicas a partir de objectos mundanos, como a poltrona sonora, a cama sonora e a bicicleta sonora, que foi apresentada na edição de 2020 do Lisboa Soa. Este ano, a artista trabalhou, remotamente, em duo com Audrey Chen e encontra-se a preparar um segundo álbum para órgão Elka, depois de ter explorado o instrumento no disco Foreigner.
Fundou, ainda, os projectos Music for Bodies e Bicrophonic Research Institute, em que desenvolve técnicas e ideias inovadoras com um conjunto de engenheiros e artistas que usam abordagens open source publicando todos os resultados online.
Pedro Sousa, um dos elementos da dupla de electrónica PMDS, estará a cargo da abertura da noite. Os bilhetes para o concerto, que resulta de uma co-produção entre a Nariz Entupido e a Variz, custam oito euros e podem ser reservados através do e-mail [email protected].