pub

Fotografia: Rui Pina
Publicado a: 21/09/2023

"Para lá de soberbo."

Jonathan Uliel Saldanha apresenta DOPPLER HHY e NIGHTSHIFT no Lux Frágil amanhã

Fotografia: Rui Pina
Publicado a: 21/09/2023

Cerco. Simples referência urbana familiar ao universo de Jonathan Uliel Saldanha. Cerco como ponto de partida para uma hiperactividade que facilmente se associa ao artista do Porto. Das relações permanentes e frutíferas com a Sonoscopia, fundador de HHY & The Macumbas, referência praticamente desnecessária dada a amplitude que o trabalho dos mesmos vem assumindo ao longo dos anos e da relação proveitosa que vem mantendo com colectivos de latitudes mais ou menos distantes [com Uganda e Congo, em HHY & The Kampala Unit]. Composições do limite numa constante interrogação sobre o objecto – performance, ensaio visual, concerto – como SØMA [Culturgest, 2018], Scotoma Cintilante [BOCA, São Carlos, 2019], Broken Field Atlantis – Drum Corps [FITEI, Understage – Rivoli, 2019], Swarming Decay [Carpintarias de São Lázaro, 2020] somente para mencionar uns quantos exemplos.

No próximo dia 22 de Setembro, no Lux Frágil, Jonathan Uliel Saldanha apresentar-se-á na Beyond Suberb, inserido nas comemorações do vigésimo quinto aniversário do bem conhecido espaço lisboeta, com um par de apresentações audiovisuais, DOPPLER HHY e NIGHTSHIFT, que antecedem o lançamento da editora HORROR VECTOR. A ele junta-se o companheiro de longa data João Pais Filipe, do Porto, dos HHY & The Macumbas e de actividade efervescente, que conta com concertos no OUT.FEST com Manongo Mujica [Parque Paz e Amizade, 2021], com Burnt Friedman [ADAO, 2022], na Aposentadoria, na apresentação do Buraco da Torre, [Oficina Arara] e muito recentemente no Ciclo de Concertos para Quadros [Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, 2023]. Como dois faz família curta, juntar-se-ão também João Pedro Fonseca (um dos elementos da ZABRA juntamente com Inês Carincur e André Teixeira [Noura]) no desenho de luzes e Joaquim Durães (o Fua da Lovers & Lollypops, do Milhões de Festa e da Paradela, que no final de Agosto passou no episódio inaugural do podcast Câmara Magmática) na produção.

OOPSA, SOOPA, SØMA, HORROR VECTOR, F.R.I.C.S. — seremos camarões da costa encolhidos em búzio, pois o que iremos ouvir e ver não é somente para além de soberbo é chamamento interior. Uma procura dos limites deles, mas sobretudos dos nossos. DJ Lynce, HNRQ e Tadas Quazar são mais alguns dos nomes que também passam pelo Lux na mesma noite.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos