Jon Brooks anuncia novo álbum na Clay Pipe Music

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Direitos Reservados

Jon Brooks, um dos pilares da cena hauntológica britânica e nome intimamente ligado ao catálogo da Ghost Box, prepara-se para lançar novo álbum. How To Get To Spring terá edição digital a 3 de Abril próximo na sua Café Kaput e merecerá igualmente lançamento em vinil e cassete através da Clay Pipe Music. As pré-vendas já se encontram abertas (sendo que o bundle LP+cassete limitado a 100 exemplares esgotou em cerca de uma hora após ter sido disponibilizado).

“É quando percebemos que mesmo as aparentemente mais inextricáveis ligações não são mais do que uma centelha. Apesar dos mecanismos que colocamos em marcha, para tentar impedir esta inevitabilidade, cada ligação é, em última análise, passageira”, diz-nos o próprio autor, de forma algo enigmática num pequeno texto com que apresenta a premissa conceptual do seu novo álbum.

Brooks lançou os seus últimos trabalhos em vinil em nome próprio na sua Café Kaput em 2018: Applied Music: Plastics Todaye Applied Music: Science & Nature exploravam, temática, estética e até graficamente, o espaço que habitualmente era ocupado pela Library Music. Antes desses dois registos, Brooks lançou Autres Directionsna mesma Clay Pipe em que agora apresenta o seu novo trabalho. How To Get To Spring será, aliás, o seu quarto registo para a editora comandada pela ilustradora Frances Castle. Brooks também assina registos como The Advisory Circle no catálogo da Ghost Box. O seu último álbum sob esse nome, Ways of Seeing, data já de 2018 e, de acordo com informação até este momento disponibilizada pela Ghost Box, não tem ainda sucessor à vista.

How To Get To Spring já tem um tema de antecipação disponível no Bandcamp da Café Kaput: “Fonn” é mais um trémulo pedaço de melancolia electrónica guiado por piano acústico altamente processado e flautas sintetizadas que lhe conferem uma aura pastoral próxima da folk que Brooks, de resto, sempre reclamou como uma das suas principais inspirações.


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu