João Pais Filipe ruma ao Uganda e à Polónia

[TEXTO] André Forte [FOTO] Renato Cruz Santos

Astros alinham-se e desalinham-se, e não falta quem diga que a sorte acontece — a de João Pais Filipe tem-se moldado ao longo dos últimos anos e parece estar a atingir novos máximos a cada novo dia que 2019 apresenta, agora com actuações únicas apontadas para o Uganda e para a Polónia, uma das quais fruto de uma incursão no estúdio com Burnt Friedman, no inverno transacto.

Em vésperas de partir para o Uganda, onde actuará no enigmático festival Nyege Nyege (selo por detrás da editora que surpreende a cada nova edição de cassetes, a Nyege Nyege Tapes), o percussionista adiantou um novo projecto, | Ur |, criado em parceria com outro homem-ritmo, Jorge Quejo (que vemos, habitualmente, na bateria de projectos como TORTO e SSQ). O vídeo que ilustra a primeira faixa foi realizado por Mónica Baptista, colaboradora de João Pais Filipe no seu projecto Montanha Magnética.



Pais Filipe não esconde o entusiasmo por participar no Nyege Nyege, que decorre de 5 a 8 de Setembro em Jinja, onde nasce o Nilo: “Eu vou estar em residência a trabalhar e gravar com percussionistas locais. Daí resultarão o concerto no festival e um novo disco.”

Mónica Baptista irá acompanhar o percussionista para documentar a sua incursão no hemisfério Sul, que não acontecerá sem a presença de mais um artista nacional — DJ Cuidado, igualmente conhecido como Joaquim “Fua” Durães, da Lovers & Lollypops, também tem actuação marcada para Jinja.

Já em Outubro, a propósito do Unsound, festival dedicado às sonoridades experimentais que decorre anualmente em Cracóvia, na Polónia, o portuense apresentar-se-á em concerto, pela primeira vez, com Burnt Friedman. O concerto resultou da colaboração iniciada no Porto no início do ano e deverá, ainda, produzir um álbum a sair pela editora de Friedman.

De notar, também, que no Unsound deste ano figura ainda HHY & The Kampala Unit, projecto satélite dos HHY & The Macumbas que aplica as mesmas tácticas dub sob liderança de Jonathan Uliel Saldanha com um grupo de músicos do Uganda — projecto que resultou da residência do produtor no Nyege Nyege de 2018.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team