A pianista e compositora portuguesa Joana Sá, muito especializada em música improvisada, apresenta esta sexta-feira, 12 de Janeiro, o seu novo álbum na Culturgest, em Lisboa. Corpo-escuta / A body as listening será editado no mesmo dia pela Clean Feed Records e faz parte de um projecto maior, multidimensional, com o título A body as listening – resonant cartography of music (im)materialities.
Começou em Agosto de 2023 com uma instalação virtual estreada no festival de arte sonora Lisboa Soa. Teve seguimento em Novembro com a edição de um livro e uma conferência-performance. Agora, o disco chega aos palcos: primeiro em Lisboa; depois, a 26 de Janeiro, ao gnration, em Braga. A terceira paragem será Coimbra, ainda com local e data por confirmar.
O novo espectáculo, pensado para piano e electrónica, conta com direcção artística por parte da própria Joana Sá, concepção visual de Daniel Costa Neves, co-criação da performance por parte de Teresa Silva e instalação do dispositivo corpo-escuta por Henrique Fernandes. Já se pode escutar um fragmento do novo disco numa peça lançada há um mês para o YouTube.