A Versus volta a fazer das suas e, em colaboração com a Collect Culture, vai trazer Jeru The Damaja para actuar pela primeira vez no nosso país. O concerto está marcado para o Estúdio Time Out, em Lisboa, no dia 12 de Novembro.
De talento local a estrela global, Jeru apanhou boleia dos Gang Starr e foi na crista do último dos três beats que DJ Premier cozinhou para “I’m the Man“, de Daily Operation (1992) — em 2019, o trio voltou a cruzar-se pela última vez em “From A Distance“. Era o próprio Preemo quem viria a assegurar a produção dos dois primeiros álbuns de Jeru The Damaja, The Sun Rises in the East (1994) e Wrath of the Math (1996), que rapidamente colocaram o nome do MC nova-iorquino nas bocas do mundo.
Em Junho, a uDiscoverMusic lançou o repto a Jeru The Damaja para recordar o momento da sua estreia, com um disco que se veio a tornar clássico e que assinalou a primeira vez que o lendário DJ e beatmaker produziu um trabalho inteiro de um rapper que não era Guru:
“Fora os álbuns dos Gang Starr, The Sun Rises in the East foi o que mais ajudou o Premier a definir-se enquanto produtor. Aquele era o disco mais diferente que ele tinha feito até então em termos sónicos. Estava noutro nível.”
O último LP de Kendrick Jeru Davis foi Still Rising, editado em 2007, e nos últimos anos tem estado a viver em vários pontos da Europa para se inspirar para um regresso em grande. Depois de seis anos a viver em Berlim, o rapper passou uma temporada em Viena, durante a qual esteve a gravar um novo projecto, que antecipou numa entrevista à Stylistic Murder, publicada no início desta semana:
“Vou ser eu a produzir tudo e vai soar melhor do que tudo o que anda aí. Tenho estado todos estes anos a trabalhar e especialmente agora, com a pandemia, ando a aprender mais sobre música. Ando a estudar os acordes e todas essas coisas. Seria uma parvoíce se não tivesse tirado proveito desses tempos. Quero que este seja o meu álbum mais puro. Vai ser difícil, mas fazível. (…) O desafio é sempre o de tentar fazer o melhor álbum de todos os tempos”.