Jazzmatazz Vol. 1 de Guru reeditado em vinil

[FOTO] Direitos Reservados

O clássico Jazzmatazz Vol: 1 de G.U.R.U. (Gifted Unlimited Rhymes Universal), malogrado MC dos lendários Gang Starr, acaba de ser redditado em vinil pela Amoeba Music. Este álbum de 1993 foi editado quando os Gang Starr, duo de Guru e Dj Premier, já contavam na sua celebrada discografia com os álbuns No More Mr. Nice Guy (registo inaugural de 1989), Step In The Arena (1991) e Daily Operation (1992), qualquer um deles um pilar do clássico som de Nova Iorque.

 



Com Jazzmatazz Vol. 1, Guru não só espelhou o crescente interesse do hip hop pelo jazz (interesse esse que também espelhava a evolução nos domínios da tecnologia do sampling, capaz de acomodar maior memória e por isso com maior capacidade de “apropriação” de matéria musical) como também revelou uma ambição na aproximação à produção clássica, com o MC a ser capaz de reunir à sua volta uma série de históricos valores do jazz – como Donald Byrd, Roy Ayers ou Lonnie Liston Smith – jovens leões – Courtney Pine, Ronny Jordan ou Branford Marsalis – outros valores do hip hop – Big Shug, Mc Solaar – e uma série de importantes vozes dos domínios da soul e do jazz – como Carleen Anderson, D.C. Lee ou N’Dea Davenport – criando um verdadeiro molde para experiências que seriam aprofundadas por uma série de outros projectos em plena era “acid jazz”.

Pode argumentar-se que as experiências de cruzamento de máquinas e músicos de jazz operadas por Guru neste volume inaugural da série Jazzmatazz (que conheceu mais três volumes, o último dos quais de 2007, três anos antes do desaparecimento do MC, aos 48 anos, em Abril de 2010) abriram um mundo de possibilidades que tornou possível aventuras tão díspares como To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar, ou os próprios Orelha Negra, para citar apenas dois exemplos muito diferentes.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team