[FOTO] Direitos Reservados
Queriam mais um festival de Verão? O PARQ vai estrear-se em Aveiro, no dia 7 de Julho, e traz água no bico: Alex Barck representa os Jazzanova na primeira edição de sempre do certame.
Fundados em 1995, os Jazzanova consistem actualmente num quinteto, formado pelos DJs Alexander Barck, Claas Brieler e Jürgen von Knoblauch, em conjunto com os compositores e produtores Stefan Leisering and Axel Reinemer. O grupo estreou-se em 2002 com o LP In Between, marco importante para a afirmação do som europeu no contexto da música de dança de vertente jazzística e soul. Até então, os Jazzanova tinham editado o EP de apresentação e The Remixes 1997-2000, ambos com o selo da sua JCR, com este último a colocar o mercado em alvoroço, alcançando mais de duzentas mil vendas em cópias físicas, sinal de que Berlim tinha mesmo uma palavra a dizer no movimento nu-jazz, entretanto seguido à risca por nomes como Parov Stelar ou Bonobo.
A Sonar Kollektiv foi a editora que o grupo criou em 1997, que se mantém como um dos importantes selos que, dentro do território europeu, se dedica à música electrónica. Além dos próprios Jazzanova, foi por lá que saíram alguns dos mais irreverentes trabalhos de artistas como Âme, Dimlite ou Clara Hill. É novamente pela Sonar Kollektiv que o grupo se compromete a lançar o primeiro projecto em nome próprio desde Of All The Things, de 2008. The Pool sai a 29 de Junho e Aveiro poderá gabar-se de ser uma das primeiras cidades a receber Alex Barck após a edição do disco. “Rain Makes The River”, em colaboração com Rachel Sermanni, é o primeiro avanço desse LP.
Na primeira fornada de artistas a garantir a sua presença no PARQ estão também os nomes de Dyed Soundorom, Steve O’Sullivan e JEPE. O festival tem lugar no jardim do Parque da Baixa de Santo António, no centro de Aveiro. As informações sobre a aquisição de bilhetes chegarão em breve.