pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/07/2025

Um marco importante para a única revista no país totalmente dedicada ao jazz.

Jazz.pt comemora 20 anos de existência com uma edição especial em papel

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/07/2025

Em 2025, a revista Jazz.pt celebra duas décadas de uma jornada totalmente focada no jazz e nas músicas improvisadas em Portugal com o lançamento de uma edição especial em papel, já disponível por 10 euros.

Mais do que uma simples comemoração, esta publicação mergulha a fundo nos últimos 20 anos do jazz nacional, traçando um panorama vibrante e crítico das transformações que marcaram o cenário musical português, enquanto projecta um olhar esperançoso para o que está por vir. Desde a sua fundação em 2005, a Jazz.pt consolidou-se como a única revista no país totalmente dedicada ao jazz, um marco singular no jornalismo cultural português.

Nos seus primeiros oito anos, a revista lançou 43 edições impressas antes de abraçar o formato digital, expandindo o seu alcance com conteúdos quase diários, que vão de notícias a entrevistas, críticas e reportagens. Ao longo dessas duas décadas, mais de 70 colaboradores deixaram a sua marca com textos, fotografias e ilustrações que enriqueceram a publicação. Agora, com esta edição especial, a Jazz.pt retorna ao papel, mas sem a intenção de apenas celebrar. “Optámos por não enveredar por um tom festivo — não seria adequado face aos múltiplos desafios que o campo jazzístico enfrenta no nosso país”, explica José Miguel Pereira, director da revista. A publicação escolhe, em vez disso, oferecer uma análise lúcida e provocadora sobre as mudanças que moldaram o jazz português.

O coração da edição é o dossiê “20 anos de jazz em Portugal”, estruturado em oito grandes temas que exploram desde a evolução do ensino do jazz, que tem formado uma nova geração de músicos, até questões de género, a ascensão de talentos emergentes e a crescente projecção internacional de artistas portugueses. A edição destaca ainda uma selecção de 20 discos fundamentais lançados no período, além de oferecer um vislumbre do futuro do jazz no país, com ideias e reflexões para as próximas décadas. A revista também traz uma antecipação dos principais festivais de jazz de 2025 e a secção “Ponto de Escuta”, com análises críticas de cerca de 20 álbuns recentes.

A edição ganha vida com a colaboração da equipe editorial, composta por 18 membros, e de figuras com diferentes ligações ao campo do jazz, como Carlos Martins, Pedro Cravinho, Beatriz Nunes, João Esteves da Silva, Sofia Rajado, João Morado e Rui Miguel Abreu, diretor do Rimas e Batidas, entre outros. “Estes olhares distintos oferecem-nos a possibilidade de avançar no nosso entendimento acerca do momento atual e arriscar em alguns cenários prospectivos acerca do futuro próximo”, destaca Pereira, reforçando a riqueza de perspectivas que a publicação reúne.

Esta edição especial da Jazz.pt já se encontra à venda no site oficial, em lojas de música, livrarias seleccionadas e em festivais espalhados pelo país.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos