Aesop Rock e Blockhead dão uma aula de Garbology no dia 12 de Novembro via Rhymesayers Entertainment. O primeiro single, “Jazz Hands”, foi hoje revelado junto de uma peça em vídeo assinada por Rob Shaw.
É quase impossível falar na arte criada por Aesop Rock sem nos lembrarmos dos enorme contributo de Blockhead nos seus discos. Music For Earthworms, Float, Labor Days ou Bazooka Tooth são clássicos incontornáveis entre os circuitos marginais do hip hop pós-Golden Age e promoveram inúmeros encontros entre o rapper e o produtor, em faixas como “Daylight”, “Commencement At The Obedience Academy”, “Cook It Up” ou “9-5ers Anthem”, tudo frutos de uma relação que se mantém desde os anos 90 e que está em vias de se tornar ainda mais íntima. Em 2019, a colaboração aconteceu no sentido inverso, com Ian Bavitz a ser convidado para largar uns versos em “Kiss The Cook“, de Free Seatpants.
Mais de 20 anos após as primeiras músicas em conjunto, a dupla reune-se agora em disco pela primeira vez. Segundo o rapper de Nova Iorque, “Garbology define o estudo do material descartado pela sociedade e tenta concluir os seus padrões sociais ou culturais. Eu encontro muitos paralelismos entre isso e a ideia de pegar nos pedaços que sobram após uma perda ou um longo e intenso período privado de descanso, enquanto se tenta perceber o que está ali. São essas informações que falam sobre quem eu sou, quem é que nós somos e como é que vamos seguir em frente. Há ainda a ideia de escavar por entre música velha, por vezes negligenciada de outros tempos, com o ouvido afinado para conseguir interpretar esse conhecimento de uma forma diferente daquela que a média dos ouvintes consegue, e é exactamente isso que o Blockhead faz.”
Esta ideia de reciclagem é também aplicada na prensagem do formato físico de Garbology, já que o vinil será alvo de um processo de fabrico mais ecológico, composto por uma mistura de plástico feita a partir de pedaços e sobras de discos de várias cores que se encontravam inutilizáveis.