pub

Fotografia: CM Barcelos
Publicado a: 13/09/2025

Um sexteto de seis e uns.

Jazz ao Largo’25 — dia 2: confluência para a divergência

Fotografia: CM Barcelos
Publicado a: 13/09/2025

Ao retomar o espaço que lhe é devido, numa tarde que anunciava com garantia a noite de escuta ao ar livre, o palco faz-se de novo cá fora. Ao Largo, pela confluente da antiga rua direita com a que sobe vinda da ponte medieval encontra-se “O Lugar dos Poetas”. Nessa escultórica de bronze que José Rodrigues criou, juntando Gil Vicente a Camões e ao anjo, e onde Pessoa se imagina vendo a revista Orpheu. À noite a obra perde o foco, dirigido agora para a segunda proposta do Jazz ao Largo. “Um festival em que adoramos estar”, comenta Matt Stockham Brown numa primeira ligação ao público com o seu novo disco e formação em concerto — 6161 (leia-se “seis um seis um”). Um conjunto de seis músicos, com Brown na bateria e direcção, Dan Moore no sintetizadores, Tom Taylor em saxofone barítono, Pete Judge em trompete, e em saxofones tenores Sophie Stockham e Jake McMurchie. Uma vanguarda de Bristol a trazer novos rumos e propostas que levaram Gilles Peterson (da BBC Radio 6) de pronto à expressão “love it”, pela edição do álbum homónimo neste último Março. 

É como um número de sorte para Brown, por isso decidiu denominar assim a formação. Um número que surge ligado a misticismos, mensagens de anjos que guiam para novos caminhos, e o anjo está de facto presente ao Largo, na estatuária. Brown fez parte da primeira edição do festival, em 2015, com o baixista Jim Barr. Este Largo que com este jazz é também lugar de confluência. No ano transacto apresentaram-se ao mundo em trio o guitarrista Ómar Gudjonsson, Barr e Brown, uma proposta inédita do próprio festival. Agora o Jazz ao Largo volta a ser palco para Brown, pela primeira vez a assumir o seu eu autoral liderando uma formação com estes 6161. Sexteto que dos metais surgem dois músicos dos Get The Blessing, que passaram por este festival em 2016.

A estrutura da música em 6161 assenta numa ideia bem estabelecida na visão de Brown. Uma desenvolta e densa linguagem percutida, a trazer a base para as vozes de metais se exprimirem. Os sopros são em larga medida expressos em coesão, capazes de aumentar a volumetria do espaço, desenhando cadeias atmosféricas. A hábil inclusão dos sintetizadores, utilizando um Prophet e Moog, faz com que a liberdade espacial fique inscrita na matriz da música. Surgem com alguns apontamentos de vozes em cânone entre os dois tenores, como que em pontuais cascatas. McMurchie expressa um dos raros momentos de solos absolutos entre os demais e Judge é um guia entre os sopros. Encontramos na palheta barítono a veia que dimensiona o fluxo, canal jugular oportuno em tantos momentos de expansão e deriva sónica.

Brown expressa o seu fascínio pelas paisagens escocesas, e esta música aponta para esse norte e traz essa confluência, seja das montanhas, seja dos lagos e das figura mitológicas que os habitam. Tal como se escuta em “Morag”, uma figura mais além de Loch Ness. Os disparos de Brown na drum pad são tão orgânicos como a restante bateria. “Surge” é o tema servido de seguida, como que de voragem numa fuga ofegante. Em “Up”, desferido numa sequência de ritmos, abordam a cadência do tempo que trouxe o som de Bristol e definiu o trip hop à ribalta. Também por aqui se escutam ramagens divergentes de um jazz que o deixa de ser, para derivar até campos que não deixam de modo algum de o apontar como influente. Todo um propósito confluente, com 6161 a fazer-se editar pela Severn Songs, a editora de Ishmael Ensemble. E para final de apresentação ao Largo trazem uma versão de Squarepusher, corolário apontando para a ideia de confluência em divergência com “Iambic 5 Poetry”. Ao Largo entre poetas e num modo ainda mais jazz que o jazz presente na inclassificável electronica endiabrada de Tom Jenkinson, precisamente nesse alternativo Budakhan Mindphone de final de milénio. Eis que Matt Stockham Brown e seu pares nos deixam umas quantas mais pontas à solta neste campo sonoro tão diverso.


pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos