pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/08/2025

Acontece entre 11 e 14 de Setembro.

Jazz ao Largo regressa a Barcelos para a 10.ª edição

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/08/2025

Entre 11 e 14 de Setembro, Barcelos volta a acolher o Jazz ao Largo, festival que leva ao centro histórico e a espaços icónicos da cidade nomes relevantes da cena jazz internacional e nacional. A entrada para todos os espectáculos é gratuita.

A abertura acontece a 11 de Setembro, quinta-feira, pelas 22 horas, no Largo Dr. Martins Lima, com Zoe Rahman Trio + Idris Rahman. A pianista e compositora britânica, distinguida pela sua técnica poderosa e cruzamentos entre jazz, música clássica e a sua herança bengali, apresenta-se em trio e convida o irmão, Idris Rahman, saxofonista e produtor ligado a projectos como Soothsayers, Wildflower e Ill Considered.

Na sexta-feira, dia seguinte, também às 22 horas e no Largo Dr. Martins Lima, sobe ao palco 6161, projecto a solo do baterista britânico Matt Brown. Conhecido pelo trabalho com Run Logan Run, promete apresentar um concerto ousado e emocional onde o jazz contemporâneo se cruza com electrónica e percussão intensa.

O programa de sábado, 13 de Setembro, começa pelas 17 horas no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos, com Eivind Aarset, guitarrista norueguês que combina os universos sonoros do jazz, electrónica, ambient e rock em paisagens sonoras hipnóticas e atmosféricas, erguidas com pedais, loops e produção digital. 

À noite, mais uma vez a partir das 22 horas no Largo Dr. Martins Lima, é a vez do regresso do Neil Cowley Trio, liderado pelo pianista Neil Cowley, a quem se juntam Rex Horan (baixo) e Evan Jenkins (bateria). Após uma pausa desde 2017, o grupo britânico reapareceu em 2024 com Entity, álbum amplamente elogiado pela crítica, onde continuam a mesclar o jazz com nuances rock.

No domingo, 14 de Setembro, o dia começa no Theatro Gil Vicente, às 10 horas, com o workshop Sononautas, destinado a crianças a partir dos seis anos e às respectivas famílias. Trata-se de uma experiência imersiva criada pela Sonoscopia, onde o som se torna visível, palpável e partilhado num universo de jogos e engenhos. 

Mais tarde, pelas 17 horas, no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos, a pianista francesa Eve Risser junta-se à trompetista portuguesa Susana Santos Silva para um encontro entre duas das figuras mais inventivas da música improvisada contemporânea, explorando os limites da criação no século XXI. O encerramento acontece às 18h30 no Theatro Gil Vicente, com o Ensemble Jazz ao Largo, colectivo formado em 2022 com músicos locais que se dedicam à exploração sonora e à música criada em tempo real.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos