Jay-Z e a sua Roc Nation são agora parceiros da NFL. O contrato estabelecido entre as duas partes visa uma estratégia que beneficia o entretenimento e a justiça social que a principal liga de futebol americano pretende transmitir para o seu público.
A ligação já começou a fazer escorrer tinta pela imprensa internacional, com algumas das publicações a apontarem o dedo ao rapper pela mudança de posições. Lembre-se que Jay-Z foi um dos mais incisivos críticos ao comportamento adoptado pela NFL aquando o afastamento de Colin Kaepernick da liga — o ex-quarterback dos San Francisco 49ers decidiu ajoelhar-se durante o hino que dá início a cada partida como forma de protesto face ao racismo e aos abusos de autoridade que sofrem as minorias no seu país. Ao lado da mulher Beyoncé, nos The Carters, o veterano de Nova Iorque chegou até a dedicar à organização um par de versos depreciativos no single “Apeshit”: “Once I said no to the Super Bowl: You need me, I don’t need you / Every night we in the endzone, tell the NFL we in stadiums too.”
Com esta nova parceria a NFL pretende renovar aquelas que são neste momento as suas duas faces que mais apreensão têm gerado entre o público. Além da justiça social, entra também em jogo uma clara aposta na área do entretenimento, deixando para Jay-Z e para a Roc Nation a tarefa de encontrar os artistas certos para os eventos-chave da liga, tal como o sempre aguardado espectáculo musical do intervalo Super Bowl. O The New York Times avança ainda que a colaboração entre ambas as partes se estenderá ainda a “canções de temporada”, que servirão de “hinos não oficiais para serem reproduzidos durante as transmissões da NFL, um álbum visual para os espectáculos do intervalo do Super Bowl e uma plataforma pensada para os jogadores, a Beyond The Field, que poderá incluir podcasts ou playlists.”