pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pestana
Publicado a: 21/09/2023

Um crooner à portuguesa.

James dos Reis lança EP de estreia em Novembro

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pestana
Publicado a: 21/09/2023

Ainda sem revelar o títuo, James dos Reis anunciou que o seu EP de estreia está mesmo aí a chegar e a sua edição foi apontada para o próximo mês de Novembro.

Cantor autodidata, James dos Reis nasceu em Lisboa e mudou-se para Londres no início da fase adulta com o objectivo de adquirir novas competências. Influenciado por gente como Donny Hathaway, John Legend, Pharrell Williams, Lauryn Hill ou Erykah Badu, regressa em definitivo a Portugal um pouco antes do aparecimento da COVID-19 para apostar a 100% numa carreira musical. Apesar de não terem sido tempos propriamente fáceis, com o sector da cultura a ter ficado congelado durante algum tempo, a voz de James foi deixando marcas em alguns ouvidos, adquirindo facilmente o rótulo de “promessa” dentro do panorama r&b nacional.



Entre 2020 e 2021, o artista criado entre a Cova da Moura e Carnaxide lançou algumas faixas avulso, como foram os casos de “Toma“, “E Quê?“, “Pila Badju” e “Pena de Mim“, onde contou com produções de Agir e diogo seis. É este último nome aquele a quem James dos Reis mais tem recorrido para planear o seu próximo grande passo, a edição de um EP de apresentação, do qual já se conhecem três avanços. Depois de “NPM” e “Free to B”, o final da semana passada trouxe-nos “Oh My God”, a mais recente amostra desse projecto que, segundo o autor, “é o único tema do EP com uma sonoridade marcadamente afro.” Na ficha técnica de “Oh My God” é-nos ainda dada a nota da participação de 9 Miller no processo de escrita da canção.

Sobre a essência da obra de curta-duração que inaugurará o seu catálogo, o cantautor deixou-nos algumas pistas através de um comunicado:

“Este EP tem sido um caminho em busca da minha verdade. Não foi fácil chegar até aqui. Venho de uma família tipicamente portuguesa e crioula, em que os valores tradicionais, e diria também conservadores, nos moldam desde muito cedo. Sou um jovem negro do bairro, por isso, imaginem a coragem e estrutura que tive de construir para conseguir ser eu próprio e viver a minha liberdade de forma segura e com o respeito que isso merece.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos