James Blake já está a preparar aquele que será o seu sétimo álbum, Trying Times. “Death of Love” é o single escolhido para antecipar a obra que sai a 13 de Março.
Este trabalho marca um momento de viragem na carreira do cantor e produtor, sendo o seu primeiro lançamento enquanto artista 100% independente, agora a operar sob a tutela da sua própria editora, a Good Boy Records. E a primeira amostra é promissora: “Death of Love” é uma canção sombria que funde as camadas mais profundas do R&B e do trap, ao mesmo tempo que incorpora um sample de “You Want It Darker”, do saudoso Leonard Cohen — a “cama” perfeita para deitar versos que reflectem sobre a “morte do amor”, seja ele em contexto de romance ou fruto da falta de fé no mundo actual.
O sucessor de Playing Robots into Heaven (2023) é descrito como um comentário acerca da “implacabilidade da vida moderna” e do equilíbrio entre esperança e angústia, servido em doze faixas e com a ajuda de algumas participações, como o rapper Dave e a cantora Monica Martin. A capa do álbum, que mostra Blake a fazer malabarismos com pratos, simboliza visivelmente esta nova fase em que assume pessoalmente as rédeas da sua carreira — desde a produção às digressões. O lançamento do primeiro single veio também acompanhado por dois vídeos: um deles tem a versão de estúdio do tema acompanhado pela letras; o outro, realizado por Harrison Adair, retrata uma performance ao vivo com um grande coro captada num escritório.