Já arrancou a 6ª edição do EDP Live Bands

[TEXTO] João Daniel Marques

As inscrições para o concurso EDP Live Bands em Portugal já estão abertas — têm até 24 de Março para enviar a vossa participação. A sexta edição foi anunciada ontem numa conferência de imprensa na sede da EDP, em Lisboa, que contou com a presença de, entre outros, Álvaro Covões (Everything is New), o músico Tiago Bettencourt e o locutor da Antena 3 Luís Oliveira – todos membros do júri que elege o vencedor.  

Do hip hop ao folk, das one man bands até à banda rock de cinco elementos, não existem muitos formatos que não tenham pisado os palcos do EDP LIVE BANDS em Portugal. O vencedor vai ter direito à edição de um disco com a Sony Music, concertos no NOS Alive e no festival Mad Cool, em Madrid, e a gravação de um videoclipe, uma novidade em relação aos anos anteriores. Tudo com o apoio da Sony, Everything is New, Fnac e Arruada.

Em Portugal, os vencedores têm pertencido sobretudo ao rock — Churky levou a “taça” em 2018 –, deixando o hip hop ou mesmo a electrónica menos representados. Nas últimas edições incluíram-se entre os finalistas alguns nomes que mostraram outros caminhos: Do Poster (que fez parte dos Throes + The Shine) é um desses exemplos.

Até aqui, a competição tem girado à volta das guitarras e do sexo masculino. A questão do género foi mesmo motivo para uma intervenção de Álvaro Covões, que procurou motivar as mulheres a participarem mais no concurso.

Tiago Bettencourt, que, para além de júri, este ano está responsável por um workshop que o EDP LIVE BANDS fornece aos finalistas, relembrou: “Também eu comecei num concurso, mas com um prémio bem mais modesto”. E deixou a ressalva: “Tocar no Alive e em Espanha era praticamente impossível há alguns anos”.

A final acontecerá a 24 de Maio na LX Factory, em Lisboa.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team