pub

J Dilla, Thundercat, Biggie Smalls ou Eazy E no novo livro de B+

[FOTOS] B+

Stones Throw prepara-se para lançar a 7 de Dezembro o livro Ghost Notes: The Music of the Unplayed da autoria do fotógrafo Brian Cross, ou B+, como é normalmente identificado. Com ensaios fotográficos de artistas como J Dilla, Madlib, Thundercat ou das lendas já desaparecidas David Axelrod e Leon Ware, este novo livro é mais um extraordinário documento para todos os que têm seguido atentamente o percurso da já histórica editora de Los Angeles e para os fãs de música que não dispensam um olhar mais aprofundado sobre os seus artistas favoritos.

 


ghost-notes-dilla-1080


A história de B+ está intimamente ligada à da Stones Throw. Quando se mudou para Los Angeles em 2000 instalando o quartel general da Stones Throw numa casa de habitação, Peanut Butter Wolf foi quase imediatamente visitado por B+ que aí fotografou o primeiro “residente” do quartel general desta editora então ainda a dar os primeiros passos – Madlib. À época, B+ era já um activo membro da comunidade hip hop da California, tendo fotografado DJ Shadow na Bay Area e assinado algumas das suas capas, como aconteceu com Endtroducing ou Midnight in a Perfect World. Outros projectos ligados ao colectivo Quannum ou aos Jurassic 5 marcaram igualmente o percurso de B+ nesta época.

Madlib foi um dos sujeitos que Brian Cross mais se devotou a fotografar no início deste milénio, tendo assinado a capa de Shades of Blue, o magnífico trabalho de reinvenção do catálogo da Blue Note carimbado pelo homem que foi igualmente o elemento comum de Madvillain e Jaylib, dois outros projectos que também mereceram o olhar de B+.

Editor de revistas como a Rap Pages entre 1993 e 1998 e da Wax Poetics entre 2004 e 2010, Brian Cross é hoje professor assistente no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia. Ghost Notes: Music of the Unplayed (o título refere-se às notas com valor rítmico, mas sem tom definido) reúne mais de 200 imagens recolhidas do período médio da carreira de B+, com motivos capturados em Los Angeles, no Brasil ou na Jamaica e gente como J Dilla, Eazy E, DJ Quik, Blowfly, David Axelrod, Brian Wilson ou Biggie Smalls.

 


ghost-notes-thundercat

ghost-notes-leon-ware-george-clinton

ghost-notes-axelrod


No seu derradeiro trabalho para a Mo’ Wax, o produtor e orquestrador David Axelrod, uma longa inspiração para a comunidade de produtores de hip hop, como se percebe pelos dados do Who Sampled, homenageou B+ com o tema “Big B Plus”.

O livro Ghost Notes: The Music of the Unplayed estará disponível a partir de 7 de Dezembro e as pré-encomendas já podem ser feitas no site da Stones Throw.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos