pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/01/2023

Um pioneiro do broken beat.

IG Culture recupera o projecto New Sector Movements e antecipa novo disco

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/01/2023

“These Times” antecipa um EP com o mesmo título que marcará o regresso de IG Culture ao projecto New Sector Movements. A edição acontece a 24 de Fevereiro pela First Word Records.

DJ, produtor e multi-instrumentista, Ian Grant surgiu em cena no início dos anos 90 e rapidamente conquistou um lugar de destaque no circuito alternativo da música britânica. Ligou-se ao hip hop através do trabalho que desenvolveu nos Dodge City Productions e de remisturas para nomes como Gang Starr ou os Digital Underground, mas foi graças a uma aproximação ao jazz que adquiriu o seu próprio cunho, tornando-se num dos primeiros artistas a operar nos domínios do broken beat, uma vertente da electrónica de dança que tira o máximo proveito dos ritmos vincados, suados, árduos e sincopados do funk.

Ao longo das últimas três décadas, o homem que melhor conhecemos enquanto IG Culture somou edições assinadas por diferentes alter-egos e envolveu-se em colaborações, produções, composições ou até mesmo na instrumentação para inúmeros colegas de profissão, dos mais ilustres aos menos conhecidos, como são os casos de Roots Manuva, Gilles Peterson, Les Nubians, Monday Michiru, Theo Parrish ou José James. New Sector Movements surge já perto do virar do milénio e estabelece-se como uma “quase banda”, que é como quem diz “um espaço reservado para receber convidados com maior frequência”. Foi ao leme deste projecto que Grant recebeu, por exemplo, Kaidi Tatham, Julie Dexter, Bémbé Ségué e Eska Mtungwazi, entre outros.

Seria, por isso, de esperar que o conceito se mantivesse nesta nova investida para reactivar NSM. E é a voz de Allysha Joy aquela que conseguimos escutar no avanço inaugural de These Times, um curta-duração constituído por camadas de “soul de rua, hip hop, jazz e vibrações tingidas de broken beats.” A edição, que surge apontada para o próximo mês, vai levar pela primeira vez o nome de Ian Grant até às fileiras da First Word Records, label que temos acompanhado de perto devido aos lançamentos que tem vindo a amealhar por parte de gente como Children of Zeus, Nathaniel Cross, Kaidi Tatham ou Yazmin Lacey.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos