Aesop Rock evitou o tráfego de sexta-feira e as principais plataformas ao lançar o seu novo álbum, I Heard It’s A Mess There Too, no passado sábado em regime de download gratuito.
Neste trabalho, o histórico rapper da cena independente de Nova Iorque transforma uma expressão coloquial numa reflexão profunda sobre os tempos actuais. A frase I Heard It’s A Mess There Too, que inicialmente surgiu como um verso, tornou-se o cerne de um projecto conceptual que capta o sentimento de desassossego face ao mundo actual partilhado em conversas entre amigos. O título funciona como um eco dessas interacções e as letras para este disco nascem da necessidade de documentar a realidade que nos rodeia.
Na vertente sonora, Ian Matthias Bavitz embarca numa abordagem mais depurada, marcando uma ruptura com alguns dos seus métodos anteriores. Para a feitura destes instrumentais, Aesop Rock adoptou ferramentas inéditas e uma filosofia minimalista, procurando criar bases rítmicas menos orientadas ao detalhe, mas com a pujança digna dos beats clássicos. O resultado são doze faixas que funcionam como um diário de bordo desta sua viagem de experimentação e renovação artística.
I Heard It’s A Mess There Too pode ser descarregado livremente através da loja digital do artista, onde se encontram também tiragens em vinil, CD e cassete, bem como t-shirts alusivas ao projecto. O sucessor de Black Hole Superette (2025) pode também ser escutado via YouTube.