pub

Publicado a: 06/09/2017

Holger Czukay, co-fundador dos Can, morreu aos 79 anos

Publicado a: 06/09/2017

[FOTO] Direitos Reservados

Holger Czukay, figura incontornável do krautrock, morreu aos 79 anos e deixou para trás um legado gigantesco que começou com a criação dos Can em 1968.

Estudante do compositor alemão Karlheinz Stockhausen, a influência de Czukay foi para lá da participação no movimento alemão que também contou com bandas como Kraftwerk, Faust, Neu! ou Popol Vuh. O baixista dos Can foi pioneiro na utilização das técnicas de sampling nos anos 60 e acabou por estar envolvido no início de uma arte que domina actualmente o panorama pop.

Um verdadeiro visionário que utilizou a criação musical como se estivesse num laboratório, misturando rock, electrónica, jazz e tantos outros géneros que lhe coubessem na imaginação, Czukay nunca abandonou a atitude experimental e o pensado exploratório que afinou enquanto estudante de Stockhausen. Lançou nove álbuns com os Can e mais de uma mão-cheia a solo, colaborando ainda com Brian Eno, David Sylvian ou Eurythmics.

Depois da morte de Jaki Liebezeit, os Can perdem assim mais um membro da sua formação original.

Em Janeiro deste ano, republicámos por aqui um retrato do krautrock que Rui Miguel Abreuy escreveu originalmente para a revista Blitz.


Krautrock: Made in Germany

 

 


https://www.youtube.com/watch?v=tJghUFZVs8I

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos