pub

Herbie Hancock revela colaboração com Flying Lotus e Thundercat

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

 

Foi há um ano que Flying Lotus se atreveu a juntar numa mesma faixa, “Moment of Hesitation”, presente no seu quinto disco a solo, You’re Dead!, o pianista Herbie Hancock e o baixista Thundercat. Uma colaboração patrocinada pelo produtor de Los Angeles que se caracteriza por pouco mais de dois minutos de muito experimentalismo e fusões electro-jazzisticas. Linguagens que terão ficado no ouvido de Herbie Hancock: o famoso pianista está agora a trabalhar num novo disco e, para tal, chamou Fly Lo e Thundercat a participarem da sua produção.

Herbie Hancock não é propriamente um desconhecido na cultura hip hop. Para além da participação já referida, conta ainda com o clássico “Rockit” que gravou o seu nome na história do turntablism como sendo o primeiro single pop a utilizar um gira-discos como instrumento musical. Tão importante que se imortalizou no seio da cultura do hip hop como se de um hino se tratasse. Sem esquecer também a importância da sua restante obra para os beatmakers, que variadas vezes recorreram à sua discografia na procura pelo loop perfeito.

Em relação ao trabalho a desenvolver com Flying Lotus e Thundercat, Herbie explicou à Billboard: “Há um cenário a acontecer, uma espécie de movimento underground que se desenvolve particularmente graças à ligação ao jazz ou a uma nova forma do jazz. É muito difícil de definir porque involve hip hop, rap, electrónica e elementos do jazz e clássicos. Tem bases muito amplas, muito abertas. Toca no experimental e ao mesmo tempo nas ruas. Por isso estou muito intrigado. Sinto que tenho algo que possa acompanhar e adicionar ao molho com muitas destas vozes jovens, por isso vamos ver o que surge.”

O trabalho que está a ser desenvolvido será para o próximo projecto de Herbie Hancock, que se encontra afastado dos álbuns desde 2010 (The Imagine Project).

Um dos momentos engraçados que resultou do encontro deste trio encontra-se em vídeo explicado por Thundercat, que relata o episódio em que mostrou, juntamente com Fly Lo, um tema de J Dilla ao famoso pianista.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos