pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Frankie McMurphy

O virtuoso guitarrista regressa aos LPs em Setembro.

Grutera revela o segundo avanço do seu próximo disco

Texto: ReB Team
Fotografia: Frankie McMurphy

Sucedendo a “Fica Entre Nós“, “Para Mim És Assim” é a segunda página de Aconteceu, o novo álbum de Grutera, com edição marcada para o dia 11 de Setembro. O selo é da Planalto Records.

Foi devido à pandemia que Guilherme Efe reformulou o plano que, inicialmente, o levaria a lançar o seu quarto longa-duração no passado mês de Maio. A “vontade de voltar a estar com as pessoas” falou mais alto e Aconteceu viu-se a ser colocado em espera por mais alguns meses, de forma a que o músico de 29 anos o consiga transportar no imediato para os palcos, porque “viver sem música não faz sentido, mas fazer música sem sentir o feedback das pessoas ao vivo também perde sentido”. Próximos da data de lançamento do disco estão já agendados concertos em Pombal (dia 5, em sala ainda por revelar), Guimarães (dia 11 na Clav Live Session) e Setúbal (dia 25, na Casa de Cultura), todos em Setembro.

Mas o adiamento do lançamento de Aconteceu acabou por abrir uma nova janela: Grutera estreou-se no Patreon em Maio e é por lá que, a troco de uma subscrição simbólica, oferece aos seus seguidores a oportunidade de espreitar alguns vídeos caseiros em torno do álbum — “desde os ensaios, faixa a faixa dos novos temas, explicação de como foi o seu processo de composição, à história de cada um e ainda algumas tentativas de aulas online dos seus métodos de composição pouco ortodoxos.”

Com um bakcground que o ligava à cena metal nacional, Grutera apaixonou-se entretanto pelas cordas de nylon e dominou o instrumento à sua própria maneira. Estreou-se em 2012 com Palavras Gastas e integrou o lote de Novos Talentos FNAC desse ano. O Passado Volta Sempre (2013) e Sur Lie (2015) foram os outros trabalhos editados pelo guitarrista.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos