Gonçalo: “A editora Helena não foi fruto de um impulso”

[FOTO] Direitos Reservados

 

Existe uma nova editora a emergir no Porto. Helena é o nome do selo criado por Gonçalo Alves da Costa e tem desenvolvido um hype assinalável entre os apreciadores de electrónica, apesar de ter apenas dois lançamentos registados. Será uma das 16 editoras nacionais com showcase no Lisboa Dance Festival.

Os primeiros passos ainda estão a ser dados e Gonçalo contou-nos um pouco sobre o que levou a criar este projecto: “A editora não foi fruto de um impulso. Ao longo dos meus anos como coleccionador fui encontrando na música e no design gráfico uma via de expressão onde as palavras não atrapalham. Quando me apercebi que era possível aliar a minha visão em termos estéticos, com aquilo em que eu acredito ter encontrado como os meu valores musicais numa manifestação conjunta do meu trabalho, foi de uma forma fluída que tudo se começou a materializar.

A atenção internacional já está a surgir e Daniel Avery, produtor natural de Londres, colocou “Molecular Clouds”, faixa presente no EP homónimo de Ephemeral, entre as 10 escolhas do mês de Janeiro para a Resident Advisory. “O EP construído com total liberdade pelo artista misterioso Ephemeral foi mais uma das grandes surpresas que nunca poderia ter previsto. Faz parte da minha rotina investigar novos artistas assim como produtores que, de alguma forma, foram caindo no esquecimento. Muitas vezes deparo-me com uma sonoridade e não hesito em dar o primeiro passo e dar a conhecer a editora. Foi assim que estabeleci uma ligação com o Ephemeral”, contou-nos Gonçalo, falando-nos um pouco sobre a forma como a editora trabalha.

Os seus mixes para a Rádio Quântica, plataforma online criada para dar voz ao underground português, mostram que o seu pendor internacional é intencional e entre os três convidados para fazer uma selecção musical em representação da editora podemos encontrar 99 Letters, produtor de Osaka, Japão. A sua ligação ao exterior é um reflexo da aldeia global em que vivemos e desde o primeiro lançamento que quis deixar isso bem claro, lançando um EP da dupla italiana residente em Berlim Hinode.

Da Internet para o palco, o Lisboa Dance Festival convidou a editora para um showcase no LX Factory, a realizar-se no dia 5 de Março. XDB, Zé Salvador e Gonçalo vão dar a cara por Helena e mostrar que este projecto não é só mais um a borbulhar no turbilhão de música a nascer nos dias de hoje.

helena_2_dr ephemeral_molecular_clouds_ep_dr

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team