GOLDEN TEACHER // Sauchiehall Enthrall EP

golden_ticket_sauchiehall_enthrall_review

Golden Teacher é um cogumelo mágico mas também é um incendiário gang de escoceses capaz de induzir estados alterados apenas pelo poder xamânico da sua música. Quem já ouviu os discos, e sobretudo quem os viu ao vivo (recentemente deixaram marcas profundas no Milhões de Festa e na ZDB, quando forem feitos os balanços do ano eles vão estar no topo das listas de concertos, tenho a certeza!) sabe que é verdade: Golden Teacher têm uma chama rara a que é difícil dar nome mas que se desenvolve a partir de uma poderosa base rítmica e dispara em todas as direcções propagada por um pulsar enfeitiçante e ritualista. Um álbum em cassete e quatro EPs, o último dos quais com remisturas do mítico Dennis Bovell (produtor que trabalhou com Slits, Pop Group ou Linton Kwesi Johnson), já tinham feito deles mestres do freakout hipnótico em contexto rave tribalista e o novo Sauchiehall Enthrall (com edição de autor) não se desvia do caminho.

Electrónica experimental que evolui para música funcional em pista, house e techno que derivam de uma base industrial, punk funk ao melhor estilo no-wave, dub infeccioso, ritmos de natureza orgânica e digital, ácido analógico e narcotizante, fé no espírito DIY… A música de Golden Teacher é como o caldeirão da poção mágica, cabe lá tudo, e Sauchiehall Enthrall tem os ingredientes habituais com cargas reforçadas de dub (influencia de Bovell, certamente), aproximações ao dancehall e vozes num espanhol macarrónico e marcial que ajudam a fazer deste um dos melhores EPs do grupo (mas são todos bons!).

Música excitante, livre e desviada, que abre as portas da percepção e nos leva em viagem sem termos que sair do lugar (embora seja muito difícil, diria mesmo impossível e, sobretudo, pouco recomendável, ficar quieto a ouvir isto). Golden Teacher sabem e fazem coisas a que mais ninguém se atreve. Não tenham medo de entrar no seu universo paralelo.

 

Isilda Sanches

Escreveu em jornais como Se7e, Blitz, Já, Independente ou Diário de Noticias. Fez radio na XFM, Voxx e Marginal, fundou e coordena a Rádio Oxigénio. É bastante melga quando gosta de alguma coisa.

Latest posts by Isilda Sanches (see all)