gnration apresenta programação para o segundo trimestre de 2019

[FOTO] Bruno Mesquita

O gnration acaba de revelar o programa para Abril, Maio e Junho. E o que se pode esperar? Concertos com nomes internacionais e nacionais, cinema, instalações, performances audiovisuais e workshops.

Em Abril, mais concretamente no dia 7, Colin Stetson, saxofonista norte-americano que contribuiu para discos de David Gilmour, Tom Waits, Bon Iver, Animal Collective ou BadBadNotGood, junta mais uma passagem por território nacional — já tem concertos marcados na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, e no Tremor, nos Açores.

11 dias depois, o hub criativo bracarense une “dois expoentes máximos da música psicadélica feita em Portugal” no mesmo palco: os barcelenses Black Bombaim (que disponibilizaram hoje a versão digital do seu novo disco) e os portuenses HHY & The Macumbas (que lançaram o mui recomendável Beheaded Totem em 2018).



A 27 de Abril, a celebração do sexto aniversário do gnration terá actuações de Ammar 808, Algobabez, Sensible Soccers, Graham Dunning, João Pais Filipe, Quadra, Escola do Rock Paredes de Coura e DJ K-Sets. Entrada gratuita.

Ao abrigo da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, a artista visual e compositora Diana Policarpo apresentará Total Eclipse, “uma instalação sonora e performance audiovisual criada com base na partitura original e incompleta de Status Quo/Music of the Spheres, de Johanna Magdalena Beyer, a primeira ópera futurista a exigir a manipulação electrónica ao vivo de material electro-acústico”. Para visitar entre 13 Abril e 15 de Junho.

A veterana banda australiana The Necks apresenta a sua visão do jazz a 15 de Maio; a japonesa Eiko Ishibashi e o brasileiro Ricardo Dias Gomes, multi-instrumentistas com provas dadas em discos a solo como The Dreams My Bones Dream e Aa, respectivamente, partilham o palco no dia 17 de Maio.

Em Junho, o foco vira-se para a própria cidade: a 15 de Junho, João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita, jovens compositores de Braga, mostram que o futuro é promissor para aqueles lados.

Em data única em Portugal — 19 de Junho –, o austríaco Fennesz encerra o programa musical do trimestre com a apresentação do seu próximo álbum, Agora, agendado para sair no final de Março.

Mas as novidades não ficam por aí: Kevin Morby actuará no Museu D. Diogo de Sousa a 8 de Julho — no dia antes, a ZDB apresenta o músico num local a anunciar; Nubya Garcia, saxofonista britânica, toca a 12 de Julho, um dia depois de se estrear em Lisboa.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team