Mustafa lançou ontem “Gaza Is Calling”, um single solidário cujas receitas do desempenho comercial irão reverter para a Palestinian Children’s Relief Fund, uma organização que tem ajudado a população de Gaza com comida ou serviços de saúde face aos constantes ataques que aquela região tem sofrido por parte de Israel.
O tema foi apresentado em conjunto com um vídeo dirigido por Hiam Abbass e Sakir Khader, tendo contado com ajuda na produção por parte de de Ramy Youssef e Bella Hadid, esta última uma modelo de ascendência palestina que surge também retratada na peça visual, tal como o jovem e interventivo rapper de Gaza MC Abdul. Nicolas Jaar, Rodaidh McDonald e Simon On The Moon asseguram a concepção do instrumental.
Mustafa, que é um poeta e cantor canadiano de origem sudanesa, explicou como surgiu esta canção que retrata o seu “primeiro desgosto amistoso”:
“Tinha 11 anos quando conheci um rapaz de Gaza. Éramos inseparáveis. Com ele, partilhei um dos amores mais profundos que alguma vez conheci, ele cresceu ao meu lado num projeto habitacional em Toronto. E nem mesmo esse amor foi páreo para a violência que enfrentámos; a do nosso novo lar, a que o seguiu de Gaza como um vento frio. No final, foi todo o derramamento de sangue entre nós que não permitiu que nos víssemos sem que as lágrimas aparecessem, e uma das últimas notas que ele me enviou foi sobre como continuaríamos noutra vida.
Entrei em contacto com a Bella em 2022 para falar sobre a curta-metragem ‘Gaza Is Calling’. Escrevi uma história sobre uma dor que nos encontra em qualquer terra para onde fugimos. Nela, seguimos Bella Hadid e MC Abdul, de Gaza, na sua viagem através das suas mágoas. Em paralelo, desenrola-se a história de Israa Ahmed e do seu irmão mais novo. Israa e o seu irmão envolvem-se nas ruínas e no perigo de um campo de refugiados na Palestina, enquanto Bella e Abdul se envolvem com a memorabilia e a culpa no mundo ocidental. A realização é de Hiam Abbas. Israa e o seu irmão ainda hoje se encontram neste campo em Jenin, na Palestina. A esperança é que isto sirva para nos lembrar que todos os caminhos são nossos, todas as crianças são nossas e todas as guerras são nossas para respondermos e falarmos contra elas.”
Mustafa encontra-se neste momento a preparar o sucessor de When The Smoke Rises, o álbum que em 2021 apresentou ao mundo a sua voz em cima de instrumentais assinados por gente como James Blake, Jamie xx ou Frank Dukes. Ainda sem o seu título ou data de edição revelados, o segundo LP do jovem criativo de Toronto deverá conter os últimos três singles no seu alinhamento — além deste “Gaza Is Calling”, foram também lançados “Imaan” e “Name of God” no último ano.