Depois de se apresentar na Casa da Música (Porto) a 15 de Outubro, Ganavya desce até Lisboa para, no dia seguinte (16), dar um concerto no B.Leza, promovido pela Galeria Zé dos Bois. Os bilhetes custam 20 euros e podem ser adquiridos aqui.
Ganavya Doraiswamy é uma cantora, compositora e artista transdisciplinar nascida em Nova Iorque e criada no Sul da Índia, onde aprendeu as tradições da música clássica indiana. Com formação académica nos EUA em diferentes áreas — como Performance Contemporânea ou Psicologia —, destaca-se pela fusão inovadora entre jazz espiritual, música devocional sul-asiática e outras linguagens experimentais. O seu trabalho, elogiado pela crítica, inclui o álbum Aikyam: Onnu e o mais recente Daughter of a Temple, que contou com colaborações de artistas como Esperanza Spalding e Shabaka Hutchings.
Nilam, cuja edição acontece já no dia 23 de Maio, vai ser a peça mais recente do seu catálogo quando aterrar em solo português para esta dupla jornada de actuações. Com dois singles disponíveis na plataformas de streaming — “Sinathavar Mudikkum” e “Sees Fire” —, o Bandcamp antecipa que esta obra se destacará pela delicadeza e profundidade emocional de cada faixa, evocando a sensação de oração. Co-produzido por Nils Frahm no estúdio LEITER em Berlim, as canções de Nilam — que significa “terra” em tâmil — foram lapidadas ao longo de anos de performances ao vivo e são apresentadas como reflexões meditativas sobre pertença, gratidão e os ciclos da existência.