DJ Haram actua na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia 31 de Outubro, para apresentar o seu aclamado álbum de estreia, Beside Myself. O evento contará com a actuação de abertura por parte de Chikki Chikki, uma artista portuguesa conhecida pela sua fusão de rock e batidas trap.
Lançado em Julho passado pela inglesa Hyperdub, Beside Myself foi descrito como um “tratado sonoro à resistência” e um documento essencial para descodificar o ADN sonoro da DJ e produtora, que já vinha a coleccionar inúmeros elogios pelas várias edições em que o seu nome se viu envolvido — dos singles e EPs em nome próprio à parceria que forma com Moor Mother em 700 Bliss, passando ainda pelas colaborações que estabeleceu com os dois MCs de Armand Hammer (billy woods e E L U C I D).
Beside Myself foi, por isso, uma estreia muito aguardada de DJ Haram a solo e é como um testemunho da sobrevivência da alma no actual cenário infernal que o mundo atravessa, explorando temas como a raiva, a dor e a alienação. Para a sua materialização, a artesã de batidas reuniu uma série de interessantes colaboradores, incluindo alguns com os quais já tinha trabalhado anteriormente — Moor Mother, Armand Hammer ou Aquiles Navarro (trompetista de Irreversible Entanglemente) — e outros com os quais veio a formar nova química, como é o caso da irreverente Bbymutha.
Norte-americana de ascendência síria e circassiana, DJ Haram tem construído uma sonoridade electrónica híbrida, que mistura não apenas os ritmos que ditam a electrónica do presente, desde o hip hop ao footwork, mas também as percussões ancestrais do Médio Oriente, criando uma experiência auditiva densa e extasiante.