O ciclo Cindy’s Sisters, pioneiro em Portugal por se dedicar exclusivamente ao hip hop feminino, regressa a Braga no próximo sábado, 12 de Julho, com uma dupla de artistas portuenses que promete incendiar o palco. O evento é de entrada gratuita e decorre no antigo Quartel da Proteção Civil.
Gabi, rapper de 21 anos apadrinhada por Mundo Segundo na sua editora Segundo Piso, apresenta o EP 1100, um trabalho íntimo que reflecte os desafios da vida adulta, cujas faixas têm vindo a ser partilhada de forma avulsa no último par de anos — “1100”, “Contratempo” e “Terra do Nunca” são alguns dos pontos altos dessa primeira viagem editorial. A sua actuação está marcada para as 21h30 e será seguida por um set de Bruma, DJ que opera o vinil nos decks, curadora da festa semanal portuense CLIQUE e host na Rádio Nova, na Oxigénio e RUM, dona de um gosto musical que tem conquistado público de Norte a Sul do país pela sua fusão entre hip hop old school e contemporâneo, com pinceladas de disco, soul, jazz ou house pelo meio.
Além dos concertos, o dia fica marcado por uma conversa intimista na Alameda da Fonte às 15 horas, moderada pela jornalista Ana Patrícia Silva, onde Gabi e Bruma discutirão os obstáculos à profissionalização das mulheres no hip hop em Portugal. Este momento, integrado na instalação “Forma da Vizinhança”, revela a essência do Cindy’s Sisters: não apenas celebrar o talento feminino, mas também criar espaços de reflexão e capacitação. O ciclo, que homenageia Cindy Campbell — figura que esteve na génese do hip hop, muitas vezes esquecida pela história —, prova que a cultura urbana pode ser um palco de diversidade e inclusão.