Gabi Delgado, membro dos seminais DAF, morre aos 61 anos

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Direitos Reservados

Gabi Delgado, vocalista dos seminais Deutsch Amerikanische Freundschaft, ou DAF, morreu aos 61 anos, tal como confirmado ontem nas redes sociais pelo seu companheiro de banda Robert Gorl: “Descobri hoje que o meu amigo de longa data e companheiro de banda Gabi Delgado faleceu ontem à noite”.

Juntos, Delgado-López e Gorl, criaram uma das mais influentes propostas musicais da chamada Neue Deutsche Welle (Nova Vaga Alemã) revelando-se depois como um dos pilares na formação da chamada Electronic Body Music na Alemanha e na Bélgica dos anos 80.

No texto que o Rimas e Batidas publicou sobre a discografia dos DAF, “Brutalismo Electrónico no Arranque dos Anos 80”, escrito na sequência da reedição por parte da Groenland de parte significativa da sua obra, citava-se Dan Barrow, da revista The Wire acerca da singularidade desta banda: “O que separava os DAF de outras bandas electrónicas que tinham seguido o exemplo dos Kraftwerk”, argumenta ainda Barrow, “emergindo do seu mergulho profundo na cultura punk de Dusseldorf, era a sua combinação de uma agressão sónica optimizada com um sarcasmo impenetrável”. Esse sarcasmo teria ligação com o facto de Gabi, filho de emigrantes espanhóis, ter sempre precisado de um filtro, de uma defesa, para lidar com a rígida sociedade alemã em que cresceu”.

Em álbuns como Die Kleinen Und Die Bosen (Mute, 1980), Alles Ist Gut (Virgin, 1981), Gold Und Liebe (Virgin, 1981) ou Fur Immer (Virgin 1982), os DAF exploraram a então nascente tecnologia electrónica inspirando no processo uma série de jovens que no lado de lá do oceano, em cidades como Detroit ou Chicago, semeavam já as sementes do futuro techno e house que haveria de impor toda uma cultura de música de dança a nível global. Musical e visualmente foram igualmente determinantes inspirações para gente como Depeche Mode ou Front 242. Bi-sexual assumido, Gabi foi igualmente um militante das causas da liberdade de orientação sexual.

A causa da morte de Gabriel “Gabi” Delgado-López, nascido em Córdoba, Espanha, a 18 de Abril de 1958, não foi, para já, revelada.


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu