Foi na passada sexta-feira, dia 12 de Novembro, que a Futura se apresentou ao mundo. Esta segunda-feira, os primeiros programas começaram a ser estreados. Mais informações aqui.
Fundada e liderada por Pedro Ramos, director e programador musical da Radar entre 2002 e 2020, a equipa da rádio online é “constituída por pessoas que contribuíram para a redefinição da rádio e da cultura portuguesas das últimas décadas”: Inês Maria Meneses, Joana Bernardo, Duarte Pinto Coelho, Catarina Wallenstein, Benjamim, Rai, Tom Barman, Bruno Ferreira, Sónia Balacó, Rui Pedro Tendinha, Mia Tomé, João Vieira, Mário Valente, João Vaz Silva, Ana Fernandes, Hugo Moutinho, Carolina Torres, Chima Hiro, André Fonseca Carvalho e Carolina Queirós Machado são os nomes que encontramos por lá.
A missão deste projecto independente “é divulgar os vários campos das artes, sendo o foco principal a música, defendendo uma independência total e a não cedência a factores comerciais”, declarando também que não tolera “quaisquer ideais anti-democráticos ou de desrespeito aos valores de uma Europa e de um mundo fraternos e democráticos”. É ainda, segundo os próprios, “uma rádio que pretende apresentar-se, igualmente, como uma agenda cultural nacional, com natural epicentro na Lisboa, onde está sediada, observando, simultaneamente, todo o contexto nacional e a paisagem artística europeia e mundial, promovendo interligações entre diferentes geografias, estimulando e promovendo, junto dos seus ouvintes, o interesse e o diálogo perante obras e autores nos campos da música, do cinema, do teatro, da televisão, da dança, e da literatura, entre outros”.