pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/06/2024

Com muitas estrelas nacionais e internacionais.

Funchal Jazz Festival’24 apresenta Joshua Redman, Vijay Iyer, Miguel Zenón, Eduardo Cardinho ou Mano a Mano

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/06/2024

O jazz está de volta ao Funchal, Madeira, entre 29 de Junho e 7 de Julho, com uma alargada programação que inclui estrelas nacionais e internacionais e talentos locais.

O trio do pianista Vijay Iyer, o quarteto do saxofonista alto Miguel Zenón e o colectivo do saxofonista tenor Joshua Redman são naturais pontos altos num programa que inclui ainda apresentações do Madeira Jazz Collective, do sexteto do vibrafonista Eduardo Cardinho, do trio do pianista Bill Charlap, um encontro da Orquestra de Jazz do Funchal dirigida pelo maestro Pedro Moreira com o projecto Mano a Mano dos guitarristas André e Bruno Santos, um preâmbulo que se estende por 5 dias com concertos de uma série de artistas nacionais, música nas ruas, jam sessions e masterclasses. O cartaz do Funchal Jazz Festival é desenhado por Paulo Barbosa e é parte da oferta cultural promovida pela autarquia funchalense.

O programa arrancará no dia 29 de Junho pelas 19 horas com o primeiro de vários concertos no Auditório do Jardim Municipal, que terá a apresentação de Catarina Miranda (voz) acompanhada por Rafael Andrade (trompete), Décio Abreu (guitarra), Filipe Gouveia (contrabaixo) e Caio Oliveira (bateria). Nessa mesma noite, no Qasbah Live Music & Cocktails terá início a primeira de uma série de jam sessions que contarão com orientação de Bernardo Tinoco (sax alto), Nuno Ferreira (guitarra), Emanuel Inácio (contrabaixo) e Francisco Gomes (bateria) — as jam sessions decorrerão, depois, todas as noites após os concertos até dia 6 de Julho.

Dia 30 de Junho contará com concerto de Maria José Leal (voz) que será na ocasião acompanhada por  Francisco Aguilar (sax tenor), Vitor Anjo (guitarra), Bjorn Vandenneucker (contrabaixo) e Francisco Coelho (bateria). Seguir-se-ão, a 1 de Julho, performances de Beatriz França e Eduard Cojocaru; a 2 de Julho entrará em palco o Sexteto da contrabaixista Juliana Mendonça com Maria Fonseca (trompete), Ricardo Sousa (trombone), Álvaro Pinto (sax alto), Luan Maziero (piano) e Maria Carvalho (bateria); e, para finalizar o programa que ocupa o Auditório do Jardim Municipal, haverá ainda concerto duplo dos quartetos dos contrabaixistas Emanuel Inácio e João Paulo Rosado: Hugo Lobo (piano), Mateus Saldanha (guitarra), Emanuel Inácio (contrabaixo) e João Ribeiro (bateria) pelas 19 horas e ainda Xose Miguélez (sax alto), Pedro Neves (piano), João Paulo Rosado (contrabaixo) e Miguel Sampaio (bateria).

O palco principal do Funchal Jazz Festival, instalado no belíssimo Parque de Santa Catarina, iniciará a sua programação a 4 de Julho com concerto pelas 21h30 do Madeira Jazz Collective de Alexandre Andrade (trompete), Ricardo Sousa (trombone), Francisco Andrade (sax tenor), Décio Abreu (guitarra), Ricardo Dias (contrabaixo) e Paulo Gouveia (bateria). Na mesma noite, pelas 23h00, subirá ao palco o trio de um dos mais excitantes pianistas contemporâneos, Vijay Iyer, que se fará acompanhar por Harish Raghavan (contrabaixo) e Jeremy Dutton (bateria).

A 5 de Julho, o vibrafonista Eduardo Cardinho apresentará Not Far From Paradise, o belíssimo álbum que acaba de editar na Fresh Sound New Talent. Cardinho será ladeado por João Mortágua (sax alto), José Diogo Martins (Fender Rhodes, sintetizador), Frederico Heliodoro (baixo elétrico), Diogo Alexandre (bateria) e Iúri Oliveira (percussões). Esta será igualmente a noite em que o pianista nova-iorquino Bill Charlap subirá ao palco do Parque de Santa Catarina juntamente com Noriko Ueda (contrabaixo) e Carl Allen (bateria).

A Orquestra de Jazz do Funchal orientada por Pedro Moreira tem reservada a noite de 6 de Julho para o seu encontro com a dupla de guitarristas madeirenses André e Bruno Santos que respondem, naturalmente, pelo nome Mano a Mano. Nessa mesma jornada, haverá ainda lugar à performance do saxofonista Miguel Zenón à frente de um combo com Luis Perdomo (piano), Hans Glawishnig (contrabaixo) e Henry Cole (bateria). 

A programação da edição de 2024 do Funchal Jazz Festival fechará a 7 de Julho, a Noite Melro Preto, com concerto do conceituado Joshua Redman Group com a vocalista Gabrielle Cavassa. O grupo que lançou em 2023 o belíssimo álbum Where Are We em que Cavassa surge em abundante destaque incluirá na ocasião ainda Paul Cornish (piano), Philip Norris (contrabaixo) e Nazir Ebo (bateria).

As masterclasses deste ano terão lugar no Salão Nobre do Conservatório pelas 14h30 e serão conduzidas por Vijay Iyer (5 de Julho), Bill Charlap (6 de Julho) e pelo quarteto de Miguel Zenón (7 de Julho).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos