pub

Publicado a: 28/04/2017

Fugitivo sobre “De Pé”: “Tem muito a ver com uma mentalidade e estado de espírito”

Publicado a: 28/04/2017

[FOTO] In Fairyland

Fugitivo é um rapper em destaque no universo das rimas e das batidas nacionais. Depois da participação no documentário AZ-RAP: Filhos do Vento, o artista editou recentemente o primeiro single de Cara & Coroa.

Natural da Ilha Terceira, o MC tem estado envolvido no panorama hip hop nos últimos 10 anos. O EP Sinopse e o LP Segundo Plano fazem parte do seu currículo, bem como um largo número de músicas soltas e uma participação no segundo volume da mixtape Ser Humano. No relevante documentário produzido pela Red Bull – em que se destaca o rap made in Açores -, Fugitivo foi um dos rappers em foco.

Em conversa com o ReB, confessa-nos que a sua música é para um público que vai muito além daquele que o arquipélago lhe oferece. “Os objectivos continuam a ser os mesmos. Fazer chegar a minha música ao máximo de pessoas possível e fazer disto vida, até porque o álbum tem sido o meu único foco nos últimos tempos”, conta acerca do momento que vive após AZ-RAP, acrescentando que “o documentário foi algo muito positivo. Talvez tenha apontado os holofotes um pouco mais para o que é feito por cá e transmitido orgulho não só para quem o faz, mas para quem o vê a ser feito. Sem nunca querer ser um porta-estandarte do rap feito por cá, acho que é desnecessário tanto para mim como para os outros. Tal como o Big Pun não queria ser considerado o ‘rapper latino’ nos Estados Unidos, e transpondo isso para a nossa escala, eu não quero ser o ‘rapper açoriano’. Acho que tenho tudo para singrar no rap português, e espero que o álbum seja a prova disso.”

O seu mais recente single vem colocar Cara & Coroa no radar dos lançamentos a ter em atenção para o ano de 2017. “De Pé” é um tema produzido por Guesswho, colaborador mais activo no processo de criação de todo o álbum, construído em torno das sonoridades do trap. Sobre o single, o rapper faz o levantamento da mensagem por detrás da batida: “‘De Pé’ tem essa premissa simples, que tem muito a ver com uma mentalidade e estado de espírito, tanto minha como das pessoas que me rodeiam e com quem trabalho. A de fazer algo a partir do nada, de ter ambição e confiança em mim próprio. Confiança de que tudo é possível, quando alias talento ao trabalho. E mesmo que não o seja, ou que assim o pareça, ao menos ‘morro de pé’. De consciência tranquila e com a mesma ‘fome’ de querer fazer mais e melhor, algo que está mais explícito na parte final da faixa.”

A próxima grande meta é editar o álbum, com ainda mais alguns singles que vão ajudar a antecipar o que vai surgir com o projecto final. Cara & Coroa já está bem delineado e Fugitivo revela-nos alguns pormenores sobre o conteúdo que nele vamos poder escutar: “O álbum é o culminar de 10 anos de rap, é o meu ‘all in’. Tem estado a ser construído desde a parte final do ano passado, juntamente com o Guesswho, produtor com quem tenho trabalhado de perto e que produz a vasta maioria das faixas presentes no álbum. Conta também com algumas faixas produzidas pelo Reis e um skit produzido pelo Ems. Podem esperar um álbum muito bem pensado, quase conceptual. Com muitos altos e baixos e ecléctico sonicamente. Um álbum que tanto pode passar por cru e despido, como por polido e sofisticado, dependendo da faixa que oiçam. Um caos controlado, daí o nome Cara & Coroa. Quem o ouvir do início ao fim pode contar com as duas faces da moeda. Até lá, sairão mais singles que abrirão um pouco mais a cortina sobre isso.”

O rap urge cada vez mais em ultrapassar as barreiras físicas e Cara & Coroa é um projecto que pode e deve ser escutado por todo o território nacional. Fiquem com “De Pé”:

 


https://youtu.be/DcjASOqvViY

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos