pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/01/2023

Na fila para ocupar o trono.

“Fortuna” é a canção de estreia de Hadessa

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/01/2023

Determinada a conquistar o seu lugar na música portuguesa, que nem rainha em disputa pelo seu condado, HADESSA estreia-se com o single “Fortuna” em Dia de Reis.

Inspirado na música espiritual da América do Norte e com toques de guitarra portuguesa, por L-Capitan, fruto das influências tradicionais que a acompanham desde a infância, este single, produzido por Momma T, aponta ao trip hop e surge em tom de invocação à deusa da fortuna, definindo-se como “prólogo de uma história”, que promete ser desvendada ao longo de um álbum com o mesmo título.

Na música que anda a criar, a palavra é usada como veículo de mensagens para os mais variados temas — de maternidade, sexualidade, precariedade ou relações tóxicas e doenças mentais — e a estética é cuidadosamente limada para não se enquadrar em apenas um género musical ou numa única definição, como explica num comunicado:

“Escrevo sobre o que conheço, o que vivo, o que observo e o que imagino. Cada capítulo da minha vida tem mil finais alternativos que me levam, na minha imaginação, porém invariavelmente, à destruição. Sinto necessidade de contemplar as possibilidades trágicas da vida para reconhecer a minha existência feliz e pacífica, como se apenas conhecendo a dor profunda, pudesse também conhecer o zénite do prazer”.

A sua personaunleash no vídeo que acompanha a sua estreia, realizado por Ana Ladislau e Joanna Correia, recheado de opulência digna de realeza e uma sensualidade mística, de forma a ressignificar símbolos, honrar a sua herança cultural e agarrar o olhar mais curioso. Sobre o vídeo, a artista afirma:

“A música tem um simbolismo tão forte que o vídeo não podia também deixar de o ter. Estão presentes referências culturais complexas que me definem enquanto mulher e artista: a alusão ao panteão romano, à festa judaica Rosh Hashaná, que, aliás, é celebrada no início do ano com vinho e romãs, e daí também a escolha do Dia de Reis para a estreia. Na concepção dos ambientes, inspirei-me em três quadros de Josefa de Óbidos com temas católicos. Existem várias camadas de leitura.”



pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos