Filipe Raposo anunciou o lançamento de VARIAÇÕES DO BRANCØ, que acontecerá no dia 22 de Maio pela Tinta da China. “A Idade do Pão” é o single já disponibilizado do projecto.
O terceiro e último volume da aclamada TRILOGIA DAS CORES será servido no formato de livro + CD (a pré-venda já decorre online) e encerrará um ciclo iniciado em 2019 com ØCRE (dedicado ao vermelho) e continuado em 2022 com ØBSIDIANA (em torno do preto). Recém-premiado no Festival de Cinema de Málaga pela sua composição para o filme Lo Que Queda de Ti (2025), Raposo regressa agora com uma obra que mergulha na simbologia do branco — cor de múltiplas leituras, desde o renascimento à luz, da cal das paredes do sul às vastidões gélidas do norte.
A pouco mais de um mês de se ver concluída, TRILOGIA DAS CORES afirma-se como um ensaio artístico e filosófico sobre a forma como o imaginário cromático influencia a civilização, a música e a própria identidade criativa. Ao associar o vermelho à criação, o preto à profundidade e o branco à transcendência — tal como as funções arquetípicas de guerreiros, trabalhadores e sacerdotes nas antigas fábulas — Raposo constrói um universo onde a música se torna linguagem simbólica e dramatúrgica.
Após a edição deste capítulo final, VARIAÇÕES DO BRANCØ passa para as manifestações em palco. Dia 23 de Maio levará Filipe Raposo até ao Teatro Viriato, em Viseu, seguindo-se espectáculos no Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova, 13 de Junho) e Centro Cultural de Belém (Lisboa, 19 de Junho).