pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/08/2020

Procurar alternativas, colocar perguntas e dar respostas em tempos de pandemia.

Festival Unsound lança livro e álbum em Novembro

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/08/2020

O festival polaco de música experimental e contemporânea Unsound, que  se realiza anualmente em Cracóvia (apesar de fazer várias edições “irmãs” espalhadas pelo mundo), foi obrigado a encontrar uma alternativa à sua programação normal devido à pandemia. E o resultado vai ser um conjunto de livestreams de entrevistas, debates e palestras com artistas, escritores, activistas e cientistas com foco no tema da nova realidade que o COVID-19 nos obrigou a viver, tudo isto a acontecer entre 1 e 11 de Outubro.

Para além disso, o evento vai lançar, a 16 de Novembro, Intermission, uma colecção de ensaios que se focam na palavra “intermissão” e na sua simbologia e ligação com tudo o que transformou 2020 num ano tão marcante globalmente, abordando temas como o movimento Black Lives Matter, saúde mental, a realidade virtual que se fortificou nos últimos meses, a produção musical e field recordings nesta pandemia e os novos hábitos que tivemos de criar para lidar com este estranho mundo, desde a utilização de máscaras à plataforma Zoom.

Ligar 2020 a um ano de pausa – intermitente, digamos assim – parece óbvio, mas o rumo social que os últimos meses têm tomado, desde a proliferação de movimentos sociais à ascensão da extrema direita em vários países do mundo, e ainda com iminente chegada de uma catástrofe climática, cria um fenómeno algo paradoxal: vivemos tempos na qual a palavra “contradição” impera. É nestes temas que os ensaios de Moor Mother, Steve Goodman (Kode9), DeForrest Brown Jr (Speaker Music), Ayesha Hameed, Andy Battaglia e mais uma de dezena de autores se focam, havendo ainda espaço para poesia e elementos visuais serem incluídos no livro.

Juntamente com esta obra, o festival vai ainda editar um álbum com o mesmo título, que apresenta conteúdo exclusivo de Chris Watson (Cabaret Voltaire), Jlin, Moor Mother, Tim Hecker, VARGTSS (Varg e VTSS), entre outros. O disco contém também gravações de protestos em Nova Iorque, paisagens britânicas e confinamentos isolados em Berlim.

Algumas das obras vão ser apresentadas nos dias do festival e já é possível adquirir o projecto em pré-venda no site do festival. Foi ainda criado um Patreon no qual é possível ajudar o Unsound a ultrapassar esta fase mais complicada que afectou criticamente a indústria musical.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos