Ferro Gaita celebram o Carnaval no B.Leza

Os Ferro Gaita estão de volta a Portugal no próximo mês: a banda cabo-verdiana comemora o Carnaval com um concerto no B.Leza, em Lisboa, a 4 de Março.

Símbolos maiores do funaná, os Ferro Gaita nasceram em 1996, à data formados por Estevão “Iduino” Tavares, Carlos “Bino Branco” Lopes e Adão Brito, jovens que procuravam na música tradicional do seu país uma forma de expressar novas ideias. O nome da banda é derivado dos instrumentos mais populares na criação do funaná: o ferro, um pedaço de metal tocado com uma faca, e a gaita, que pertence à família do acordeão.



Com mais de duas décadas de vida, o grupo continua a ser presença frequente nos palcos e acompanha de perto a reaproximação do público global com a música criada a partir do continente africano, começando em 2018 a distribuir a sua obra nas plataformas digitais. E há até música nova por parte da banda, que tem os membros da formação original Iduino e Bino Branco como vocalistas principais, em palco acompanhados pelos músicos Luis “Lobo” da Veiga, Emanuel “Manel di Tilinha” Tavares, Frutuoso “Pitó” Pina, Mario “Betinho” Mendes e José “Carlitos” Vieira.

“Spritu di Alemanha” e “Pon Di Fonga” são dois frutos da novíssima colheita de 2019 e sucedem a clássicos amadurecidos como “Moças di Mangui”, “Caminho Longi” ou “É Si Propi”, temas que serviram de inspiração para artistas nacionais como Boss AC ou Fogo Fogo.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team