pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Ferro Gaita celebram o Carnaval no B.Leza

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Os Ferro Gaita estão de volta a Portugal no próximo mês: a banda cabo-verdiana comemora o Carnaval com um concerto no B.Leza, em Lisboa, a 4 de Março.

Símbolos maiores do funaná, os Ferro Gaita nasceram em 1996, à data formados por Estevão “Iduino” Tavares, Carlos “Bino Branco” Lopes e Adão Brito, jovens que procuravam na música tradicional do seu país uma forma de expressar novas ideias. O nome da banda é derivado dos instrumentos mais populares na criação do funaná: o ferro, um pedaço de metal tocado com uma faca, e a gaita, que pertence à família do acordeão.



Com mais de duas décadas de vida, o grupo continua a ser presença frequente nos palcos e acompanha de perto a reaproximação do público global com a música criada a partir do continente africano, começando em 2018 a distribuir a sua obra nas plataformas digitais. E há até música nova por parte da banda, que tem os membros da formação original Iduino e Bino Branco como vocalistas principais, em palco acompanhados pelos músicos Luis “Lobo” da Veiga, Emanuel “Manel di Tilinha” Tavares, Frutuoso “Pitó” Pina, Mario “Betinho” Mendes e José “Carlitos” Vieira.

“Spritu di Alemanha” e “Pon Di Fonga” são dois frutos da novíssima colheita de 2019 e sucedem a clássicos amadurecidos como “Moças di Mangui”, “Caminho Longi” ou “É Si Propi”, temas que serviram de inspiração para artistas nacionais como Boss AC ou Fogo Fogo.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos