FeMa, Francis Salema, Malinwa e Mia Lobo juntaram-se para “Queimada”. A nova canção, divulgada esta sexta-feira, 9 de Maio, é o resultado de uma residência artística realizada em Novembro de 2023 no espaço SERRA, em Leiria, no âmbito das Academias MIL.
Produzido por Nuno Rancho, o tema parte da desconstrução do cancioneiro popular português para se reinventar através de uma pop contemporânea de laivos electrónicos, com uma linha de baixo e uma percussão — ainda que com vozes e linguagens distintas por parte dos diferentes artistas.
O que todos têm em comum nesta “Queimada” é a abordagem melancólica aos vários estágios do luto, temática que percorre a canção, erguida entre a tradição e a vanguarda, num exercício de fusão que se tem tornado uma tendência cada vez mais acentuada na música nacional.
No comunicado de imprensa enviado ao Rimas e Batidas, o single é descrito, “acima de tudo”, como um “manifesto colectivo”. “Uma canção sobre renascimento, sobre o poder transformador da arte, e sobre como quatro vozes podem erguer-se em uníssono para lembrar que, mesmo depois do fogo, ainda há manhãs por cantar.”