pub

Publicado a: 04/08/2016

Featuring Frank Ocean: as cinco melhores participações

Publicado a: 04/08/2016

[TEXTO] Amorim Abiassi Ferreira [FOTO] Direitos Reservados

 

Muitos já choraram em antecipação ao novo álbum de Frank Ocean. Pessoalmente, desenvolvi uma apatia temporária para lidar com os sucessivos falsos alarmes feitos ao lançamento de “Boys Don’t Cry”. Para me manter entretido durante a espera, escolhi cinco das minhas participações favoritas de Christopher Francis Ocean.

 


https://youtu.be/Cpro-DNlsR8

[MELLOWHYPE] “Astro” ft. Frank Ocean

Ouvir o refrão da “Astro” sem ter vontade de saltar para cima da mesa é tarefa complicada: “Think I’m-a wear the yellow tux at the Grammy’s / And rock out with my cock out / Like ‘who this kid think he is?’ / It’s just something I’ve seen Prince do, it’s true.” Hodgy Beats e Left Brain carregam a música em tom de celebração e Frank volta a elevar o patamar no seu verso final onde promete voar sobre talibãs…. provavelmente.

 


[ODD FUTURE] “Oldie”

A faixa de fecho do disco The OF Tape Vol. 2 é como uma festa para a qual convidaste pessoas a mais. Quatro anos após o lançamento da tape original, os Odd Future reafirmaram a sua missão numa malha de 11 minutos. Se tiveres pouco tempo, avança até aos 5 minutos para ouvir o verso em que Frank declara: “I’m hi and I’m bi, wait I mean I’m straight.”. Haverá melhor momento do que numa música com a crew inteira para lançar uma menção subliminar à mais tarde assumida bissexualidade?

 


[FRANK OCEAN + MICK JONES + PAUL SIMONON + DIPLO] “Hero” 

O rei de todo o “bro-ismo”, Diplo, juntou-se a Mick Jones e Paul Simonon dos The Clash e chamou a voz de Frank Ocean para uma mistura que desafia qualquer imaginação. Uma daquelas colaborações de uma marca comercial – que parecem ter-se tornado cada vez mais presentes nos últimos anos – deu fruto a uma música com um toque retro onde o manto de marasmo é quebrado pelos riffs de guitarra eléctrica e vozes de coro.

 


[BEYONCÉ] “Superpower” ft. Frank Ocean

Se és artista de R&B e vais parar a uma faixa da Beyoncé, construída num estilo doo-wop na qual a instrumentação é mínima e vive de um jogo de vozes feito com a rainha do pop, podemos considerar que a tua missão está cumprida, certo? Certo.

 


[JAY-Z E KANYE WEST] “No Church In The Wild” ft. Frank Ocean & The-Dream

De ter crescido com os Odd Future a ser chamado para cantar na abertura do álbum de Jay-Z e Kanye West, Watch The Throne, o crescimento de Frank assemelhou-se a um tsunami depois de 2010. Embora o crescimento perante o público tenha acalmado pelo seu semi-desaparecimento, a “No Church In The Wild” mantém-se, para mim, como um dos maiores triunfos do artista. Misturar filosofia, religião e bravado sobre produção digna de uma longa metragem (basta confirmar o vídeo realizado por Romain Gavras) tornou esta numa das mais bem sucedidas colaborações dos rappers, enquanto Frank questiona mais uma vez o papel da religião em toda a sociedade moderna.

Quer o lançamento do novo disco corresponda a expectativa, que já bate pela altura do Burj Khalifa, ou mande um espectacular falhanço, só podemos esperar que Frank volte a editar música de forma regular, oferecendo-nos colaborações para que consigamos sobreviver à inevitável espera.

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos