Rodeados de muito boa gente, os Fado Bicha chegaram ao segundo single de OCUPAÇÃO, o álbum que tem Moullinex na produção e que sai a 3 de Junho. O videoclipe para “Crónica do maxo discreto” saiu há exactamente uma semana, foi realizado por Marcelo Pereira e Pedro Gavina Maia e contou com as participações do comediante e radialista Hugo van der Ding e das activistas Alice Azevedo e Carmo Gê Pereira.
Lila Fadista e João Caçador fundaram os Fado Bicha em 2017 e “Crónica do maxo discreto” foi um dos primeiros temas a surgir nos seus repertórios ao vivo. Influenciada por “Nem às paredes confesso”, clássico que mereceu interpretações, por exemplo, de Amália Rodrigues, a canção conhece agora uma versão de estúdio, já sob a supervisão de Luís Clara Gomes, que havia sido anunciado no final de 2019 como sendo o produtor do longa-duração de estreia da dupla juntamente com o avanço inaugural “Lila Fadista“.
Através do sarcasmo, a música retrata o dilema de quem tem vê os seus “desejos reprimidos e vividos em segredo e tensão, com uma relação heterossexual por pano de fundo”, explica o press release. Já a banda diz tratar-se de “um ato de terrorismo de género, que possa lançar sementes de dúvida em todos os casais heterossexuais, de forma a contribuirmos para a destruição da família tradicional… Brincadeira!”