pub

Publicado a: 07/12/2015

Faca Monstro disponibiliza nova mixtape

Publicado a: 07/12/2015

Mixtape # 9 do colectivo nortenho Faca Monstro acaba de ser disponibilizada no Bandcamp no regime “name your price”. São 15 faixas de projectos como Gonzelvis, DJ V/A, HHY,  FACAO, Misty Ways, Challenger ou Apoca-Lips, entre outros.

O novo volume da série de mixtapes da Faca Monstro, colectivo criado por Maze e Expeão dos Dealema mais HHY e Ghuna X, prossegue o trabalho desenvolvido até aqui de explorar as margens mais experimentais da cultura bass, com temas que partem do hip hop e do dubstep para construirem paisagens abrasivas, densas e hipnóticas.

Ghuna X, em declarações ao Rimas e Batidas, explica o que se passa actualmente no seio do colectivo: “Desde que retomámos as mixtapes, após um interregno de 5 anos nos quais fomos apresentando EP’s e edições em nome individual de Challenger, Spaced Out, Dj V/A, Ghunagangh, etc, houve uma pequena energia revivalista desse período, que deu os seus frutos.



 

Entre os frutos referidos pelo produtor portuense está o alargamento do colectivo que forçou também o resumo da nova matéria em novos volumes da mixtape: “O material deles é muito interessante e adequado, como por exemplo Apoca-Lips, Woner ou Misty Ways”, refere.

As mixtapes regressam, portanto e ainda de acordo com Ghuna X, por pressão de quem segue a Faca Monstro e pela abundância de material entretanto produzida no seio do colectivo. Neste novo volume mistura-se material de arquivo e produções frescas, segundo nos indica Ghuna X: “existem sempre músicas de baú, os suspeitos do costume vão sempre buscar beats perdidos “do tempo do arroz de quinze”… No caso de Ghuna X/Ghunagangh, Expawn e HHY, isso é frequente. É um contraste engraçado com os novos beatmakers”, assegura.

A nova compilação fecha com “Spiritual Healing”, um tema do projecto Expawn, um alter-ego que Expeão usa para efeitos de produção e que em Setembro último editou Live W/Electribe através da mesma plataforma bandcamp. A nova mixtape terá lançamento agendado já para o próximo sábado no Café Au Lait do Porto, enquadrada na residência trimestral que o colectivo Faca Monstro aí mantém.


facamonstro_cafeaulait_PB

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos