“Flor Trovão” é a nova música dos Expresso Transatlântico e antecipa a chegada de um novo disco do grupo, cuja edição está apontada para 2026.
O mais recente single do trio formado por Sebastião Varela (guitarra eléctrica), Rafael Matos (bateria) e Gaspar Varela (guitarra portuguesa) chegou na semana passada e contou com a participação de mais três músicos — são eles Tiago Martins (baixo), Zé Cruz (teclados) e Iúri Oliveira (percussões). A produção foi assumida por The Legendary Tigerman, algo que será transversal a todo o alinhamento do sucessor de Ressaca Bailada (2023).
Após esse álbum de estreia em que se deram a conhecer enquanto uma das maiores promessas dentro de uma nova corrente artística que tem ajudado a reformular a tradição nacional, o trio lisboeta adicionou ainda mais cores à sua música — e de forma literal — com Ressaca Bailada – Filme Concerto, criando uma outra dimensão para a sua arte e levando-a até aos festivais e salas de cinema. Tudo graças à versatilidade de Sebastião Varela, que realizou a longa-metragem — e é ele quem volta a a ficar responsável pela estética visual do grupo uma vez mais ao assinar o videoclipe deste novo “Flor Trovão”.
Ainda sem revelar o título da sua próxima obra discográfica, os Expresso Transatlântico afirmam que o momento da sua edição marcará um ponto de viragem na trajectória musical que têm vindo a trilhar até ao momento. E anunciaram já as datas para a apresentação ao vivo desse segundo LP: estão marcados concertos para a Casa da Música (Porto) e Capitólio (Lisboa), dias 13 e 14 de Março, respectivamente. Por enquanto, apenas se encontram à venda os bilhetes para o espectáculo na capital portuguesa.