pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/03/2021

Reflexões acompanhadas por acções.

Europe Jazz Network lança campanha para promover a igualdade de género no jazz

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/03/2021

O Dia Internacional de Mulher de 2021 é o gancho para o início de duas semanas de sensibilização para a igualdade de género no jazz. A iniciativa online é da Europe Jazz Network, e existe uma hashtag para ajudar a espalhar a palavra e unir tudo o que se fizer: #womentothefore.

Esta campanha serve de desafio para que os meios de comunicação (e não só) também reflictam sobre as suas próprias linhas editoriais (se estão ou não estão a ser negligentes com o talento feminino) e a forma como devem encarar as desigualdades óbvias que existem no tratamento entre homens e mulheres. Como incentivo, a EJZ (que, em 2018, assinou um “manifesto do equilíbrio de género para jazz e música criativa”) vai partilhar todos o conteúdos que tiverem a hashtag anteriormente mencionada.

No PÚBLICO, Nuno Pacheco aproveita a deixa para puxar a voz e o conhecimento de Beatriz Nunes, cantora e compositora que “tem este tema como objecto de investigação e mestrado”, para a linha da frente. Um elucidativo artigo em que se debruça sobre as problemáticas à volta da representação da mulher no jazz, apresentando ainda “números demonstrativos do que foi conseguido desde 2010 no âmbito desta associação europeia de promotores e apresentadores de música ao vivo”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos