pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Trine Skjøldberg
Publicado a: 02/03/2023

Afrobeat e tropicália da Europa ao Brasil.

[Estreia] Sunbörn convidam Caio Marcio para “Beach Chase”

Texto: ReB Team
Fotografia: Trine Skjøldberg
Publicado a: 02/03/2023

“Beach Chase” é a canção que os Sunbörn hoje estreiam pelo Rimas e Batidas. Caio Marcio é convidado no tema que antecipa a edição do álbum homónimo da banda dinamarquesa, dia 7 de Abril pela Tramp Records.

Durante uma década, o sexteto arquitectado por Gustav Rasmussen e Michael Blicher respondeu por The KutiMangoes e trabalhou o seu som, enraizado no jazz e com influências vindas do Oeste de África, ao longo de três LPs — Afro Fire (2014), Made In Africa (2016) e Afrotropism (2019) —, todos eles lançados sob a alçada da Tramp Records, editora alemã que tem servido de casa para a soul, o funk e o jazz no presente milénio, através de reedições de peças raras ou da aposta em novos artistas que estejam a carregar mesma tocha.

Com a técnica cada vez mais apurada e os seis músicos já completamente alinhados, a banda celebrou o décimo aniversário de forma original, ao anunciar a mudança de nome para Sunbörn. No endereço digital que serviu de casa para primeira vida do grupo, restam algumas palavras ainda quanto à mudança de pele:

“Este novo nome representa-nos melhor enquanto a banda que somos agora. Sunbörn significa “criança do Sol” ou “solbørn” e com essa mudança de nome queremos que as pessoas se venham reunir connosco. Todos nascemos debaixo do mesmo Sol e, quando o mundo está a despedaçar-nos aos poucos, acreditamos que a música consegue voltar a juntar-nos.”

Vencedores dos prémios Best World Music Album e Best World Music Track pela Danish Music Awards (os mais prestigiantes do seu país) e com passagens por palcos na Europa, África e Ásia (entre eles o do Roskilde Festival, em 2017), os Sunbörn mostram agora as suas mais vibrantes cores numa série de singles da qual surgiram “Dancing in the Dusk“, “Mankind?”, “Night Sweats” e este novo “Beach Chase”, que passa a estar também disponível nas principais plataformas a partir de amanhã. Ao lado do grupo neste tema surge Caio Márcio, guitarrista do Rio de Janeiro que trabalhou gentes dos mais variados quadrantes musicais, de Maria Bethania e Yamandu Costa a Tom McDermott ou aos Metrô — é o seu dedilhar que escutamos em “Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão De Amargura)“, cover da diva do fado criado para a compilação Amália Revisited em 2005.


pub

Últimos da categoria: Avanços

RBTV

Últimos artigos