O Auditório de Espinho anunciou a sua programação para os meses de Outubro e Novembro, da qual se destacam quatro eventos musicais.
A temporada abre no dia 4 de Outubro com o Ludovice Ensemble, que apresenta os “Quartetos de Paris” de Georg Philipp Telemann numa interpretação que promete reviver o esplendor do Barroco tardio. Sob a direcção artística de Fernando Miguel Jalôto (cravo), o grupo formado por Joana Amorim (traverso), Huw Daniel (violino barroco) e Sofia Diniz (viola da gamba) explora as intersecções entre as tradições francesa, alemã e italiana do século XVIII. A 31 de Outubro, o lendário pianista Bob James faz sua primeira apresentação em Portugal, marcando um momento histórico para os amantes do jazz em solo nacional. Com 85 anos e uma carreira que inclui dois Grammys, o músico é reconhecido por álbuns como One (1974), onde podemos encontrar “Nautilus”, que contém um dos breaks de bateria mais samplados na história do hip hop — incluindo em trabalhos de Run-DMC, Eric B. & Rakim, Ghostface Killah ou até da portuguesa COLÓNIA CALÚNIA.
A voz aveludada de Kandace Springs soará no dia 9 de Novembro acompanhada pela Orquestra Clássica de Espinho, numa homenagem ao icónico álbum Lady in Satin de Billie Holiday. Springs, comparada a artistas como Norah Jones e Nina Simone, recria com sensibilidade ímpar o último trabalho da diva do jazz sob a direcção musical de Diogo Costa. No dia seguinte (10 de Novembro), o público terá o privilégio de testemunhar o génio criativo de Hermeto Pascoal. Aos 89 anos (já terá 90 no dia do concerto), o “bruxo” dos sons apresenta-se com o seu grupo e conduz-nos numa viagem que vai desde os clássicos “Búzios” e “Tamancos e Pilões” até às composições mais recentes contidas no disco Pra Você, Ilza (2024), tudo executado com a irreverência e mestria que o consagraram como um dos maiores inovadores da música brasileira.