Pedro Melo Alves está neste momento em tour por Nova Iorque. Até 21 de Junho, o baterista português vai actuar com uma série de formações de música improvisada em diversos espaços da metrópole norte-americana. A par disso, o músico tem já na agenda uma ronda de concertos integrados no ciclo Conundrum, que têm acontecido de forma bimensal desde 2022 na ZDB, sempre com encontros inéditos em palco.
O primeiro acontece precisamente esta terça-feira, 11 de Junho, mas no Scholes Street Studio de Nova Iorque. Pedro Melo Alves vai actuar com a flautista Laura Cocks, baseada em na mesma cidade norte-americana. Seguem-se, já em Portugal, performances com o baterista norte-americano Jim Black (11 de Julho) e com a saxofonista alemã Ingrid Laubrock (11 de Outubro), ambas na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.
A 28 de Junho, a Clean Feed Records edita um registo discográfico do ciclo Conundrum, com 13 concertos ao vivo em duo, nos quais Pedro Melo Alves tocou pela primeira vez com improvisadores contemporâneos como João Barradas, Audrey Chen, Ignaz Schick, Nuno Rebelo, Marta Warelis, Carlos Barretto, Violeta Garcia, Sara Serpa, Rafael Toral, João Grilo, Gil Dionísio, Jacqueline Kerrod e Ece Canlı.
Conundrum Vol.1 – itself through disappearance terá diversas faixas gravadas entre 2022 e 2023, com direito a vídeos multicâmara, filmados por Maria Bicker e João Descalço, que serão divulgados ao longo das semanas após o lançamento do álbum.