O GumaJazz está de volta para transformar a Rua da Escola, em Gumarães, Penafiel, num palco vibrante de jazz, improvisação e arte comunitária.
No dia 17 de Agosto, a partir das 15h, o festival promete várias horas repletas de experiências sensoriais, todas de entrada livre, onde a música se mistura com o artesanato e a criação colectiva. Este evento tem a chancela da Associação 140, que aqui reforça o seu compromisso de ligar arte e comunidade, num ambiente que celebra a liberdade artística e a sustentabilidade.
Desta vez, a antiga escola primária de Gumarães ganhará vida com quatro concertos imperdíveis: a performance-instalação “Centrifugação” site-specific de Joana Raquel e Diana Gil, às 17h, que reinventa os lavadouros como espaços de poesia sonora; o pianista Miguel Meirinhos, às 18h20, com uma performance a solo arriscada e intimista; o emocionante reencontro do Clara Lacerda Trio, às 21h, que nos levará a embarcar numa viagem jazzística entre originais e clássicos de Thelonious Monk e Duke Ellington; e o fecho animado com o colectivo Barananu, às 22h, garantindo groove e improvisação para dançar até cair.
Mas o GumaJazz vai além dos palcos musicais. A Feira de Artes e Artesanato, a partir das 15h, convida o público a explorar os mundos da cerâmica, das ilustrações e outras criações locais, enquanto que o workshop de improvisação livre, dinamizado pelo Clara Lacerda Trio, desafia todos — músicos ou não — a soltar a criatividade que flui dentro de cada um com recurso a percussões disponíveis no local.