pub

Publicado a: 12/07/2016

EDP Cool Jazz: Jill Scott e Charlie Wilson e a relação íntima com o hip hop

Publicado a: 12/07/2016

[TEXTO] Alexandre Ribeiro

 

A soul e o R&B são dois géneros musicais que têm um passado bem mais distante que o hip hop mas estão umbilicalmente ligados à música que Kendrick Lamar, Kanye West ou Jay-Z vão colocando nos topos de tabelas e nas bocas do mundo. Noutro âmbito, produtores como Pete Rock, Just Blaze ou o próprio Yeezy usaram e abusaram de samples obscuros de r&b e soul para embrenhar nos seus instrumentais.

Jill Scott e Charlie Wilson, dois representantes contemporâneos desses géneros, actuam hoje no EDP Cooljazz e carregam consigo vozes que têm uma história que vai de Nina Simone e Otis Redding até D’Angelo e Erykah Badu. A oportunidade de ouvir os artistas ao vivo, em Portugal, foi o pretexto para fazermos uma escolha de três canções que estes artistas têm com artistas hip hop – e que vão de Common a Pusha T.

 


[COMMON] “I Am Music”

Electric Circus saiu em 2002 e mostrava um Common em grande forma a ser ambicioso em termos musicais. Os Soulquarians uniram-se para a criação deste álbum e produziram um álbum que, em termos sónicos, se une a To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar. Jill Scott é a voz perfeita para o instrumental com vertente jazzística, dando um refrão quase sussurrado a misturar-se bem com a voz grave de Common.

 



For the Love of Money (feat. Jill Scott, Jon… por yvesdyl1

[DR. DRE] “For the Love of Money”

Um dos maiores produtores de sempre de hip hop voltou o ano passado sem aviso prévio e trouxe uma mão-cheia de grandes canções, auxiliado por ilustres como Kendrick Lamar, Eminem ou Snoop Dogg. No meio deste desfile de estrelas, Jill Scott surge em “For The Love of Money”, bem acompanhada por Jon Connor e Anderson .Paak.

 


[PUSHA T] “Sunshine”

O bragadoccio flow de Pusha T encontrou aliada-mor em Jill Scott no seu prelúdio para o trabalho que sai este ano. Num registo mais grave que nas músicas anteriores, a cantora mostra de forma incrível a sua amplitude vocal e torna “Sunshine” num highlight de Darkest Before Dawn.

 


[KANYE WEST] “Bound 2”

Por incrível que pareça, uma das participações mais bem conseguidas de Charlie Wilson acaba por ser numa das piores músicas de Yeezus. Charlie Wilson tem um passado com Kanye West – podemos ver o nome dele em quatros músicas de My Beautiful Dark Twisted Fantasy – e atesta bem as suas qualidades enquanto intérprete em “Bound 2”.

 


[SNOOP DOGG] “Peaches N Cream”

Outro MC com quem Charlie Wilson tem colaborado regularmente, e que já vem desde de Doggyfather. “Peaches N Cream” é um dos singles saídos de Bush, álbum totalmente produzido por Pharrell Williams, e o “Uncle Charlie” aparece de forma discreta, mas a acrescentar classe, utilizando a sua voz quase como se tratasse de um elemento rítmico.

 


[TYLER THE CREATOR] “Fucking Young”

Das muitas canções que poderia escolher para finalizar esta lista, “Fucking Young” é, claramente, a mais arrojada. Charlie Wilson faz-se a ouvir a espaços em exercícios de virtuosismo vocal, sem nunca pronunciar sequer uma palavra. No entanto, importante reforçar que o cantor de R&B e soul confirma ao entrar em Cherry Bomb que não tem medo algum de se colocar lado a lado com os MCs mais criativos e inovadores da sua geração.

 

 

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos