O regresso de Dora Morelenbaum a Portugal está marcado para o final de Março com um par de concertos já confirmados: no dia 27 a cantautora brasileira actua na Casa Capitão, em Lisboa, e no dia seguinte (28) passa pelo Theatro Circo, em Braga.
Cantora, compositora e instrumentista, Dora Morelenbaum cresceu rodeada por música, muito por causa dos seus pais, Paula e Jaques Morelenbaum, figuras centrais da música popular brasileira contemporânea e colaboradores próximos de gente como António Carlos Jobim e Ryuichi Sakamoto. O nome de Dora começou a ser reconhecido pelo público depois de se tornar num dos rostos do fenómeno Bala Desejo, quarteto que conquistou o público e a crítica no início da presente década através do álbum SIM SIM SIM (2022), vencedor de um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Editado em 2024, Pique foi o primeiro grande gesto autoral de Dora Morelenbaum, tendo funcionado como uma declaração de afirmação estética e emocional. O álbum cruza heranças da canção brasileira com uma abordagem moderna à pop e ao jazz, revelando uma particular atenção às texturas, às pausas e à expressividade da voz. Criado num contexto de intensa circulação internacional, entre digressões e colaborações, Pique soa simultaneamente íntimo e cosmopolita, como um diário cantado que explora os desejos, as inquietações e a delicadeza da sua autora, sempre com uma sofisticação harmónica que reflecte tanto a tradição que a precede como a liberdade de quem escolhe o próprio caminho.