Documentário sobre a 808 estreia em Londres em Agosto

O documentário 808 realizado por Arthur Baker, produtor de renome que entre muitas outras coisas teve as duas mãos envolvidas directamente na criação de clássicos como “Planet Rock” para Afrika Bambaataa ou “Blue Monday” para os New Order, tem data de estreia marcada para Londres a 8 de Agosto.

A projecção terá lugar no BFI Southbank e a pompa será assegurada com DJ sets temáticos a cargo de Andrew Weatherall e Andy Lewis. O documentário inclui, pois claro, muitas participações de peso, cobrindo várias épocas e géneros para nos dar uma imagem mais clara do alcance histórico desta máquina criada pela Roland nos alvores dos anos 80: de Afrika Bambaataa e Rick Rubin a Goldie e Damon Albarn dos Blur passando por Chris Frantz dos Talking Heads, são muitas as personalidades a evocarem a importância da máquina geradora do trovão mais funky do planeta.

Não haveria hip hop, house ou techno sem este artefacto tecnológico lançado pela Roland em 1980 e, tal como aconteceria com a geradora de ácido TB-303, destinada a um irónico insucesso que, curiosamente, lhe garantiria a posteridade: foi o facto de se tornar comum em lojas de segunda mão e de material descontinuado que lhe valeu a atenção de jovens produtores em busca de ferramentas para construírem o futuro.

Arthur Baker já tinha abordado a importância da 808 na série beat:repeat da Red Bull Music Academy. Podem ver abaixo, depois de espreitarem o trailer do aguardado documentário.

O ReB estará presente na estreia e tratará de reportar sobre o evento.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team